Brasil

Temperatura bate recorde no Rio

De acordo com o Sistema Alerta Rio, da prefeitura, em Guaratiba os termômetros marcaram 42 graus Celsius (°C), às 13h


	Proteção contra o Sol: nesta terça-feira, o calor deve diminuir um pouco
 (Agência Brasil/Reprodução)

Proteção contra o Sol: nesta terça-feira, o calor deve diminuir um pouco (Agência Brasil/Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de outubro de 2014 às 19h17.

Rio de Janeiro - O Rio de Janeiro registrou hoje (13) a mais alta temperatura do ano. De acordo com o Sistema Alerta Rio, da prefeitura, em Guaratiba os termômetros marcaram 42 graus Celsius (°C), às 13h.

Outro ponto onde a temperatura foi elevada, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Climatempo, foi a Vila Militar.

Lá os termômetros marcaram 41,6°C. Até hoje a temperatura mais alta do ano tinha sido no dia 10 de fevereiro, quando a máxima ficou 41,4ºC.

Segundo o meteorologista Marcelo Pinheiro, do Climatempo, a região Sudeste está sob influência de uma massa de ar seco, e ela bloqueia as frentes frias no Sul do país.

Além disso, conforme explicou, houve a intensificação dos ventos que levaram ar quente do interior do estado para o Rio.

“Com a intensificação do ar quente, a temperatura disparou com rápida elevação. Hoje a gente teve um dia muito quente com umidade baixa. O índice ficou abaixo de 20% durante a tarde”, esclareceu.

O meteorologista destacou que há previsão de uma frente fria para amanhã, passando pelo mar, afastada do litoral do Rio, o que deve mudar a direção dos ventos.

Por isso, a partir da tarde, os ventos estarão carregados de umidade que, associados ao bloqueio atmosférico, permitem a formação de nevoeiro, como ocorreu na manhã de hoje e provocou o fechamento do Aeroporto Santos Dumont.

“Tem uma condição favorável para a formação de nevoeiro especialmente nas áreas costeiras da cidade. A gente pode ter problema, sim, de nova de formação de nevoeiro amanhã, especialmente, na região do Santos Dumont, pela manhã”, adiantou.

Nesta terça-feira, o calor deve diminuir um pouco e a previsão do Climatempo é de temperatura máxima de 36°C.

“Vai ter aumento de nuvens no fim do dia, e na quarta-feira diminui um pouco mais. Vai ser um dia com mais nebulosidade e temperatura mais amena. A gente está esperando máxima de 32°C com possibilidade de chuva fraca durante o dia”, contou.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasClimaMeteorologiaMetrópoles globaisPrefeiturasRio de Janeiro

Mais de Brasil

Alerta de chuva forte se expande no país, e fim de semana deve ter tempo instável; veja previsão

Meta remove vídeo falso de Haddad após notificação da AGU

Em cincos anos, número de casas de apostas deve cair pela metade, diz representante do setor

Número de praias impróprias para banho no litoral paulista sobe para 51