Ciência

Telescópio James Webb, da Nasa, revela imagem inédita de Saturno

A foto foi capturada por lentes de infravermelho do telescópio James Webb — um dos mais modernos da atualidade — em 25 de junho

Saturno (SCIEPRO/Getty Images)

Saturno (SCIEPRO/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 3 de julho de 2023 às 12h06.

Última atualização em 3 de julho de 2023 às 13h33.

Saturno é o planeta mais exuberante do Sistema Solar por conta de seus anéis feitos de gelo e detritos interplanetários. Há algum tempo, a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) descobriu que esses anéis podem refletir luminosidade e, em 2019, conseguiu capturá-los brilhando primeira vez em um registro do telescópio Hubble. Agora, em uma nova imagem divulgada pela agência, é possível ver essa luz de forma ainda mais intensa.

A foto foi capturada por lentes de infravermelho do telescópio James Webb — um dos mais modernos da atualidade — em 25 de junho. A divulgação aconteceu na última sexta-feira, 30. Além dos anéis luminosos de Saturno, é possível ver algumas das luas que circundam o planeta: Dione, Encelodus e Tethys.

(Nasa/Divulgação)

“Saturno, em si, aparece extremamente escuro neste comprimento de onda infravermelho observado pelo telescópio, pois o gás metano absorve quase toda a luz solar que incide na atmosfera. No entanto, os anéis de gelo permanecem relativamente brilhantes levando ao aparecimento incomum de Saturno na imagem de Webb”, explica a Nasa.

A captura inédita faz parte do programa Webb Guaranteed Time Observation 1247, que incluiu uma série de exposições profundas de Saturno, projetadas para testar a capacidade do telescópio de detectar luas fracas ao redor do planeta e seus anéis brilhantes.

“Quaisquer luas recém-descobertas podem ajudar os cientistas a montar uma imagem mais completa do sistema atual de Saturno, bem como de seu passado”, diz a Nasa. “Exposições adicionais mais profundas (não mostradas aqui) permitirão que a equipe investigue alguns dos anéis mais fracos do planeta, não visíveis nesta imagem, incluindo o fino anel G e o difuso anel E.”

Os anéis de Saturno são constituídos por uma série de fragmentos rochosos e gelados. Essas partículas variam em tamanho: as menores são similares a um grão de areia e algumas são tão grandes quanto montanhas na Terra, segundo a Nasa.

Acompanhe tudo sobre:PlanetasPesquisas científicas

Mais de Ciência

Substância encontrada em lua de Júpiter pode redefinir busca por vida fora da Terra

O que vive no Buraco Azul de Taam Ja'? Cientistas descobrem cavernas 'escondidas' no oceano

Virgin Galactic estaria negociando missões de turismo espacial na Itália

12 animais que vivem mais tempo que qualquer ser humano (e um deles chega a 11 mil anos)