Starship estará pronta para lançamento na próxima semana, diz Elon Musk
Contudo, Musk ainda não obteve a licença que permite tirar a espaçonave do chão. Quando autorizado, a missão não levará carga útil ou qualquer pessoa a bordo. A missão é testar os foguetes e capacidade de efetuar um pouso controlado
Repórter
Publicado em 11 de abril de 2023 às 17h54.
Última atualização em 14 de abril de 2023 às 20h16.
O Starship,maior e mais poderoso foguete já criado está quase pronto para decolar, disse Elon Musk, no Twitter. Com 120 metros de altura e com capacidade para transportar até 100 pessoas em uma única viagem, a espaçonave da SpaceX é crucial para dar cabo aos planos de viagens espaciais comerciais até a Lua e Marte.
Contudo, ainda que fique pronto no prazo estipulado pelo bilionário,a empresa de foguetes ainda não tem autorização regulatória para lançar o Starship.
- Prazo para lista de espera do Prouni termina nesta quinta-feira
- Guilherme Boulos (PSOL-SP) será relator da comissão mista da MP do MCMV
- Biden diz que planeja concorrer às eleições nos EUA
- CVC (CVCB3) tem nota de classificação de risco rebaixada pela S&P
- Visita de Lula é chance para reforçar cooperação em várias frentes, diz porta-voz chinês
- Setor privado dos EUA cria 145 mil empregos em março, abaixo do esperado; diz ADP
A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) precisa emitir uma licença dando sinal verde para este lançamento. Nos últimos meses, a SpaceX trabalha em conjunto com a agência governamental para fornecer os dados sobre a expectativa de desempenho da Starship e de seus potenciais impactos na área ao redor do local de lançamento.
Testes explosivos
Musk e FAA costumam não concordar sobre tudo. O também dono do Twitter e Tesla, inclusive, já demonstrou irritação pela demora na aprovação de voos anteriores.
Do lado da FAA, a agência já abriu processos para investigar testes anteriores da Starship. Em dezembro de 2020, por exemplo, a SpaceX lançou o protótipo batizado de SN08, mas acabou violando alguns termos da licença. O teste terminou com a explosão do veículo durante o pouso.
Já a decolagem do protótipo seguinte, a SN09, em fevereiro de 2021, também terminou em explosão, com a FAA conduzindo uma investigação oficial sobre os riscos desses testes.