Ciência

Saiba como ver a conjunção da Lua, Júpiter e Saturno neste domingo

Neste sábado (21), Saturno fica visualmente acima da Lua e Júpiter, abaixo e a esquerda da Lua. Já no domingo (22), a Lua poderá ser vista abaixo de Júpiter e Saturno

 (Mark Sutton / EyeEm/Getty Images)

(Mark Sutton / EyeEm/Getty Images)

Mariana Martucci

Mariana Martucci

Publicado em 21 de agosto de 2021 às 10h27.

Última atualização em 23 de agosto de 2021 às 07h50.

Júpiter e Saturno estarão bem próximos à Lua na noite deste sábado (21) e domingo (22). Os planetas, que ficarão bem parecidos a duas estrelas brilhantes, podem ser vistos, principalmente, para quem estiver longe de grandes centros urbanos.

Neste sábado (21), Saturno fica visualmente acima da Lua e Júpiter, abaixo e a esquerda da Lua. Já no domingo (22), a Lua poderá ser vista abaixo de Júpiter e Saturno.

Visualização da conjunção tripla entre Lua, Saturno e Júpiter nos dias 20 (esquerda), 21 (centro) e 22 (direita) de agosto. (Redes sociais/Reprodução)

Como observar

Para quem não pode fugir da cidade, uma dica é baixar um aplicativo no celular que consiga localizar no céu o fenômeno. Assim, você pode salvar tempo e não precisa se preocupar se está olhando para o lugar errado.

Essa é considerada uma formação fácil de detectar pois todas as três esferas estarão visíveis a olho nu. Você nem mesmo terá de ir para uma zona rural — como faria no caso de uma chuva de meteoros. Eles estarão brilhantes o suficiente para ser vistos mesmo com a forte poluição da maioria das cidades grandes.

      Para se atentar aos pontos cardeais, o mais indicado é que você utilize uma bússola. Para usuários de iPhone, pode ser a do próprio celular. Caso você tenha Android, o site Olhar Digital recomenda o “Apenas uma bússola”, da PixelProse SARL, que é simples, gratuito e, mais importante, sem anúncios. Também recomendam o Sky Safari, da Simulation Curriculum Corp, que está disponível em versões para Android e iOS e pode ser usado gratuitamente.

      Lua Azul

      No domingo, acontece outro fenômeno astronômico, conhecido como Lua Azul. Nele, a Lua chega em sua fase cheia e acontece quando isso ocorre uma segunda vez em um mesmo mês. A diferença da Lua Azul deste domingo, que na verdade não mudará de cor, é que se refere à terceira lua cheia de uma mesma estação do ano, conhecida também como "Blue Moon". A primeira lua cheia deste inverno ocorreu em 24 de junho e, a segunda, em 23 de julho. A terceira será agora, neste domingo, 22 de agosto.

      Acompanhe tudo sobre:AstronomiaEspaçoLua

      Mais de Ciência

      Cientistas revelam o mapa mais detalhado já feito do fundo do mar; veja a imagem

      Superexplosões solares podem ocorrer a cada século – e a próxima pode ser devastadora

      Pepita rara foi usada como peso de porta por décadas até donos se surpreenderem com valor milionário

      Astronautas da China batem recorde dos EUA em caminhada espacial