Ciência

Rússia anuncia registro de segunda vacina contra covid-19

Em agosto, a Rússia se tornou o primeiro país do mundo a conceder aprovação regulatória a uma vacina contra o coronavírus

Vacinas: desde o início da pandemia, a Rússia já registrou 1.340.409 infecções, o quarto maior número de casos mundiais (Paul Biris/Getty Images)

Vacinas: desde o início da pandemia, a Rússia já registrou 1.340.409 infecções, o quarto maior número de casos mundiais (Paul Biris/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 14 de outubro de 2020 às 12h39.

A Rússia concedeu aprovação regulatória a uma segunda vacina contra covid-19, mostrou o registro de medicamentos autorizados do país nesta quarta-feira.

Um radiante presidente da Rússia, Vladimir Putin, deu a notícia mais cedo em uma reunião de governo. Putin parabenizou os cientistas por aprovarem a nova vacina, que foi desenvolvida pelo Instituto Vector da Sibéria e passou pelos testes de estágio inicial em humanos no mês passado.

"Precisamos aumentar a produção da primeira e da segunda vacina", disse ele em comentários transmitidos pela televisão estatal.

"Estamos continuando a cooperar com nossos parceiros estrangeiros e divulgaremos nossa vacina no exterior."

Em agosto, a Rússia se tornou o primeiro país do mundo a conceder aprovação regulatória a uma vacina contra covid-19, fazendo-o mesmo antes de testes de larga escala serem finalizados, o que preocupou parte da comunidade científica global.

Cerca de 400 pacientes de alto risco a receberam, de acordo com o Ministério da Saúde. A vacina, batizada de "Sputnik 5" em homenagem ao primeiro satélite do mundo, lançado pela União Soviética, ainda não está em circulação geral.

Desde o início da pandemia, a Rússia já registrou 1.340.409 infecções, o quarto maior número de casos mundiais, só atrás dos de Estados Unidos, Índia e Brasil.

Acompanhe tudo sobre:RússiaVladimir PutinVacinasCoronavírusvacina contra coronavírus

Mais de Ciência

Por que os gatos guardam rancor? Veja como evitar que fiquem 'de mal'

Cardume com mais de um quilômetro se aproxima da orla do Rio; veja vídeo

O plano da Nasa contra o asteroide que pode atingir a Lua

Gato selvagem considerado extinto é visto pela 1ª vez em 30 anos; veja vídeo