Estamos de cara nova! E continuamos com o conteúdo de qualidade.
Nova Exame

Cientistas descobrem planeta que não é uma esfera

A Agência Espacial Europeia encontrou um exoplaneta em formato de bola de rugby, deformado por conta de sua estrela hospedeira

A Agência Espacial Europeia anunciou nesta terça-feira, 11, que o satélite da missão Cheops identificou um exoplaneta que não é uma esfera. É a primeira vez que uma deformidade é identificada em um planeta.

O planeta, agora com o nome de WASP-103b, está localizado na constelação de Hércules. Acredita-se que ele foi deformado pelas fortes forças de maré entre o planeta e sua estrela hospedeira, WASP-103.

Na Terra, por exemplo, a Lua influencia nas marés dos oceanos, mas com muita menos força do que foi observado nos WASPs. A estrela observada é cerca de 200 graus mais quente e 1,7 vezes maior que o Sol, o que pode explicar o exoplaneta que se assemelha a uma bola desinflada.

A descoberta foi feita pelo telescópio espacial Cheops, que faz parte da missão de mesmo nome cujo objetivo é estudar estrelas próximas da Terra e seus exoplanetas.

O Telescópio Hubble e o Telescópio Espacial Spitzer da Nasa também ajudaram na construção dos dados. Os cientistas publicaram um artigo no periódico científico Astronomy & Astrophysics detalhando a descoberta.

“Se pudermos confirmar os detalhes de sua estrutura interna com observações futuras, talvez possamos entender melhor o que o torna tão inflado. Conhecer o tamanho do núcleo deste exoplaneta também será importante para entender melhor como ele se formou”, disse Susana Barros, portuguesa e principal autora da pesquisa.

A expectativa dos autores por trás da pesquisa é que o Telescópio James Webb, que acaba de ser enviado ao espaço, ajude a entender mais sobre a deformação do exoplaneta.