Brasil

Parceria de ministérios quer mais apoio à ciência e saúde

De acordo com a publicação, a ideia é estimular o intercâmbio tecnológico entre as instituições científicas e tecnológicas (ICTs) e os setores industriais


	Pesquisadora mexe com instrumento médico: a comissão será formada por três representantes de cada ministério e poderá contar com representantes de outros órgãos
 (©AFP/Getty Images/Illustration / Darren Hauck)

Pesquisadora mexe com instrumento médico: a comissão será formada por três representantes de cada ministério e poderá contar com representantes de outros órgãos (©AFP/Getty Images/Illustration / Darren Hauck)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de outubro de 2012 às 13h41.

Brasília – Portaria publicada hoje (4) no Diário Oficial da União institui parceria entre os ministérios da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Inovação com o objetivo de desenvolver ações de financiamento à pesquisa no âmbito da saúde humana.

De acordo com a publicação, a ideia é estimular o intercâmbio tecnológico entre as instituições científicas e tecnológicas (ICTs) e os setores industriais, além de estimular a transferência de tecnologias das universidades e institutos de pesquisa para as indústrias brasileiras.

Segundo o texto, a parceria pretende apoiar a estruturação de centros de inovação de produtos, tecnologias e serviços estratégicos para a saúde criados por ambos os ministérios e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A portaria prevê a formação de uma Comissão Técnica Interministerial, que terá competências como elaborar plano de trabalho e cronograma que especifiquem as linhas e as diretrizes do trabalho, contribuir para o fortalecimento do Complexo Industrial da Saúde, e estimular a substituição de tecnologias e de produtos importados de interesse da saúde por correspondentes nacionais competitivos.

A comissão será formada por três representantes de cada ministério e poderá contar com representantes de outros órgãos federais, estaduais, distritais e municipais, além de entidades públicas ou organizações da sociedade civil. A participação será considerada função relevante, não remunerada.

Acompanhe tudo sobre:SaúdeSaúde no BrasilMinistério da SaúdeMinistério de Ciência e Tecnologia

Mais de Brasil

“Rio atmosférico” pode provocar até 200 mm de chuva no RS nesta semana

Não é só fofura: Por que as pessoas mais os cachorros do que outros pets?

Governo do Rio envia ao STF plano para retomar controle de áreas dominadas pelo crime

Explosão de foguete da SpaceX coloca em risco viagens de avião nos EUA