Os meteoros e asteroides que ameaçaram a Terra no cinema
Bem antes do incidente na Rússia, diversos filmes já haviam retratado o impacto e a ameaça do choque de asteroides contra o planeta. Relembre alguns deles
Da Redação
Publicado em 15 de fevereiro de 2013 às 17h15.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h44.
São Paulo – A queda de um meteorito na Rússia, que deixou mais de mil pessoas feridas, assustou muita gente, porque, além dos estragos provocados, mostrou que a realidade pode estar bem mais próxima da ficção do que se imaginava. Ao longo da história do cinema , vários filmes retrataram a ameaça de colisão da Terra com corpos celestes de diversos tipos. Relembre a seguir alguns deles.
Estrelado por Bruce Willis e Bem Affleck, o filme “Armageddon” (1998) retrata a missão de um grupo de perfuradores de poços de petróleo, liderado por Willis, na destruição de um asteroide que se direciona rapidamente à Terra e pode acabar com toda a humanidade. Eles têm poucos dias para aprender a agir no espaço, pousar sobre a superfície do asteroide e cavar um buraco grande o suficiente para instalar uma bomba nuclear para ser detonada por controle remoto.
No filme “Impacto Profundo”, cujo elenco inclui Morgan Freeman, Robert Duvall e Elijah Wood, um meteoro de 11 quilômetros de diâmetro está para colidir com a Terra, colocando em risco a vida no planeta. A descoberta, no entanto, é feita quando falta pouco tempo para o incidente acontecer. É nessa hora que o governo americano busca alternativas para salvar pelo menos parte da população e, junto com a Rússia, cria um plano para fragmentar o asteroide e evitar que o choque seja ainda mais forte.
A grande ameaça presente em “Melancolia”, dirigido por Lars Von Trier, não é um asteroide propriamente dito, mas um planeta que leva o mesmo nome do filme. Enquanto o choque entre os dois mundos (e sua destruição) se aproxima, Justine (Kirsten Dunst) e Michael (Alexander Skarsgård) comemoram seu casamento na casa da irmã da noiva (Charlotte Gainsbourg) e seu marido (Kiefer Sutherland), mas não há muita alegria no ambiente e uma névoa de preocupação e tristeza paira sobre tudo.
Apesar do futuro apocalíptico, o filme “Procura-se um Amigo Para o Fim do Mundo” trata o tema com humor e leveza. No longa-metragem, os esforços dos humanos foram em vão e o mundo será logo destruído por um asteroide que se aproxima. Enquanto isso, Dodge (Steve Carell) se vê abandonado pela mulher e sem amigos, mas a situação vai mudar quando ele resolve sair em busca de seus amigos de infância e sua paixão de colégio, com a ajuda de sua vizinha Penny (Keira Knightley).
Esse filme italiano foi lançado em 1958 e, como quase todo filme de meteoros, a Terra está com os dias contados. A ameaça tem início quando um foguete atômico explode, atraindo um grupo de asteroides para o planeta e provocando o caos. A solução que eles buscam é tentar bombardear os corpos celestes para livrar a Terra do problema.
O enredo de “O Fim do Mundo”, de 1951, tem um ponto em comum com “Melancolia”: o destino da Terra de se colidir com outro planeta. Mas, em vez de se entregar ao desânimo, um grupo de pessoas se esforça para construir um foguete e partir para um novo mundo antes da destruição total.
O besteirol “Super-Heróis - A Liga da Injustiça” satiriza vários outros filmes, entre eles os de apocalipse. Em meio a vários tipos de catástrofes, um grupo de jovens tenta sobreviver e desvendar uma série de mistérios. Com uma boa dose de humor nonsense, o longa traz uma cena em que um meteoro atinge a cantora Hannah Montana.
window.onload = function(){window.parent.CKEDITOR._["contentDomReadypicture_body"]( window );} Com o astro Sean Connery no elenco, o filme “Meteoro” envolve não apenas uma catástrofe natural, mas também o contexto da Guerra Fria. Lançado em 1979, o longa-metragem mostra o medo da humanidade de ser extinta por um asteroide de oito quilômetros que se dirige para a Terra após bater em um cometa. Para tentar solucionar o problema, os governos americano e russo terão que juntar suas forças e enviar um satélite recheado de bombas nucleares que poderiam destruir o asteroide.
Voltado para o público adolescente, “Night of the Comet” mistura apocalipse e zumbis numa espécie de comédia de terror. O filme conta a história de duas amigas que acordam um dia e descobrem que boa parte dos humanos da Terra foi varrida pela queda de um meteoro e, no lugar das pessoas, elas se veem diante de um exército de mortos-vivos, os quais precisam combater.
Como se não bastasse o impacto de um meteoro, o longa-metragem “The Monolith Monsters” traz uma situação ainda mais complicada para os humanos. Após a queda de um estranho asteroide em uma cidade do interior dos Estados Unidos, vários fragmentos caídos pelo caminho ameaçam a vida da comunidade, pois, quando em contato com a água, esses pedaços crescem e se transformam em enormes arranha-céus, que soltam novos pedaços, criando um círculo vicioso. Para completar, as pessoas que se aproximam são esmagadas ou transformadas em estátuas. Mas os cidadãos terão que defender sua existência e tentar controlar o fenômeno.