Ciência

OMS suspende testes com cloroquina e remédios para HIV contra a covid-19

Segundo os pesquisadores, os medicamentos não reduziram a mortalidade de pacientes hospitalizados com a covid-19

Cloroquina: a decisão foi tomada por recomendação do Comitê Diretor Internacional do projeto Solidariedade (Brasil2/Getty Images)

Cloroquina: a decisão foi tomada por recomendação do Comitê Diretor Internacional do projeto Solidariedade (Brasil2/Getty Images)

CC

Clara Cerioni

Publicado em 5 de julho de 2020 às 10h13.

Última atualização em 5 de julho de 2020 às 10h15.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou neste sábado, 4, que irá descontinuar os testes do projeto Solidariedade com a hidroxicloroquina e o lopinavir/ritonavir (utilizado no tratamento de HIV), já que os medicamentos não reduziram a mortalidade de pacientes hospitalizados com a covid-19.

A decisão foi tomada por recomendação do Comitê Diretor Internacional do projeto Solidariedade, formulada a partir de evidências dos estudos e resultados apresentados nos primeiros dias de julho em evento da OMS para a pesquisa e inovação no combate ao coronavírus.

"Resultados provisórios mostram que a hidroxicloroquina e o lopinavir/ritonavir produzem pouca ou nenhuma redução na mortalidade de pacientes com covid-19 hospitalizados, quando comparados ao padrão de atendimento. Os pesquisadores do estudo interromperão os testes com efeito imediato", afirmou a OMS em um comunicado.

Segundo a organização, os resultados também não apresentaram evidências de alta na mortalidade.

OMS destacou ainda que a decisão se aplica apenas ao testes realizados em casos de hospitalização, e não afeta a possível avaliação de outros estudos do uso da hidroxicloroquina e do lopinavir/ritonavir em pacientes não-hospitalizados e na profilaxia pré ou pós-exposição ao vírus.

Outro braço do estudo liderado pela OMS está analisando o efeito potencial sobre a covid-19 do remédio antiviral remdesivir, da Gilead.

Acompanhe tudo sobre:AidsCoronavírusRemdesivirCloroquina

Mais de Ciência

Fósseis na Venezuela revelam detalhe impressionante sobre as anacondas

Albert Einstein estava certo? Como Marte pode comprovar teoria da relatividade

Ameba de fogo acende alerta sobre vida extraterreste

O último enigma de Stephen Hawking: o que existe além do universo?