Ciência

Novo vírus Marburg acende alerta da OMS; entenda o surto da infecção que é prima do ebola

Identificado em Gana e no Senegal, o vírus já causou duas mortes

Imagem mostra detalhe do Marbug: vírus é altamente infeccioso tem uma alta taxa de mortalidade (Smith Collection/Getty Images)

Imagem mostra detalhe do Marbug: vírus é altamente infeccioso tem uma alta taxa de mortalidade (Smith Collection/Getty Images)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o primeiro surto de Marburg em Gana, depois que os laboratórios confirmaram as infecções em duas pessoas que morreram no final do mês passado no país.

O que é o novo vírus Marburg?

Trata-se de um vírus bastante contagiosos e da mesma família do vírus que causa o ebola e, no caso das infecções em Gana, a primeira morte foi de um homem de 26 anos que foi internado em 26 de junho de 2022 e morreu no dia seguinte. O segundo caso foi um homem de 51 anos que deu entrada no hospital em 28 de junho e morreu no mesmo dia.

Para conter o surto, as autoridades de saúde do país africano fixaram quarentena para 98 pessoas devido o contato com infectados.

Uma tentativa de rastrear a circulação da cepa mostrou que anteriormente ela foi registrada em amostras no Senegal, país vizinho de Gana, indicando que a circulação já deixou de ser local.

O alertar da OMS para o surto, ainda que precoce, surge devido ao fato de não existir tratamento para o Marburg. As opções para quem contrair o vírus é se manter hidratado e tratar os sintomas para atenuar o efeito da doença.

Qual a taxa de mortalidade do vírus?

Outro agravante é que as taxas de mortalidade variaram de 24% a 88% em surtos anteriores, e as vacinas ainda estão na fase 1 de pesquisas.

O contágio do vírus segue o mesmo dos coronavirus: transmitido às pessoas por morcegos e se espalha entre humanos por fluidos corporais. Entre os sintomas estão dores de cabeça, febre, dores musculares, vômitos de sangue e sangramento.

As autoridades estão alertando as pessoas para se manterem longe de cavernas onde houver morcegos e cozinharem bem todos os produtos feitos à base de carne antes de consumi-los.

LEIA TAMBÉM: 

Anvisa recebe pedido de registro definitivo da CoronaVac

Acompanhe tudo sobre:Ebola

Mais de Ciência

Cientistas revelam o mapa mais detalhado já feito do fundo do mar; veja a imagem

Superexplosões solares podem ocorrer a cada século – e a próxima pode ser devastadora

Pepita rara foi usada como peso de porta por décadas até donos se surpreenderem com valor milionário

Astronautas da China batem recorde dos EUA em caminhada espacial