Juno: especialistas dizem que a Grande Mancha Vermelha é uma enorme tempestade (NASA/JPL-Caltech/Divulgação)
AFP
Publicado em 11 de julho de 2017 às 21h59.
Uma nave não tripulada da Nasa, Juno, examinou com sucesso a poderosa tempestade em Júpiter conhecida como a Grande Mancha Vermelha, e suas primeiras fotos devem ser divulgadas nos próximos dias, disse a agência espacial americana nesta terça-feira.
"Meu último voo por Jupiter foi concluído!", disse uma mensagem publicada na conta @NASAJuno no Twitter.
"Todos os instrumentos científicos e a JunoCam estavam operando para coletar dados", acrescentou.
My latest #Jupiter science flyby is complete! All science instruments + #JunoCam were operating to collect data https://t.co/gITSYkWmO6 pic.twitter.com/fOc6Z8USdF
— NASA's Juno Mission (@NASAJuno) July 11, 2017
A nave espacial não tripulada se aproximou como nunca antes dessa característica icônica do maior planeta do sistema solar, o gigante de gás Júpiter.
Especialistas dizem que a Grande Mancha Vermelha é uma enorme tempestade, de cerca de 16.000 quilômetros de largura, que tem se agitado durante séculos, mas pouco se sabe sobre as forças que a conduzem.
Acredita-se que a tempestade, que tem sido observada desde 1830 e possivelmente existe há 350 anos, diminuiu nos últimos anos.
"Por gerações, pessoas de todo o mundo e de todas as camadas sociais se maravilharam com a Grande Mancha Vermelha", disse Scott Bolton, pesquisador principal do projeto Juno.
"Agora, finalmente, vamos ver como esta tempestade se parece de perto", acrescentou.
O sobrevoo ocorreu no dia 10 de julho às 21h55 (22h55 de Brasília), quando a nave espacial passou cerca de 9.000 quilômetros acima das nuvens carmim.
"Imagens cruas serão postadas nos (próximos) dias", disse a agência espacial.
A Juno partiu em 5 de agosto de 2011 de Cabo Canaveral, Flórida, e orbita Júpiter há pouco mais de um ano.