(NASA/Ricky Arnold/Divulgação)
Vanessa Barbosa
Publicado em 10 de setembro de 2018 às 15h04.
São Paulo - O furacão Florence acaba de atingir a categoria 4, de uma escala que vai até 5, tornando-se agora um fenômeno ameaçador, segundo informações da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA).
Florence continua a se fortalecer rapidamente e tem ventos furiosos que atingem 195 km/h. Embora ainda esteja longe da terra, o Centro Nacional de Furacões dos EUA confirmou que o furacão deve atingir a área em torno dos estados norte-americanos da Carolina do Norte e Carolina do Sul entre a noite de quinta-feira e a manhã de sexta-feira.
Ao tocar o solo, um furacão nesta categoria tem o potencial de provocar impactos severos e mortais, incluindo danos causados pelos ventos furiosos e enchentes que destroem propriedades e infraestruturas e colocam em risco vidas humanas e animais.
Mais cedo, o astronauta da Nasa Ricky Arnold publicou em seu perfil no Twitter imagens do furacão que se agiganta a caminho dos EUA.
Hurricane #Florence this morning as seen from @Space_Station. A few moments later, #Isaac & the outer bands of #Helene were also visible. pic.twitter.com/WJQfS4au4m
— Ricky Arnold (@astro_ricky) September 10, 2018
Uma animação divulgada pelo Serviço Meteorológico Nacional do país traz detalhes do olho do furacão Florence, destacando sua rápida movimentação nesta manhã.
An absolutely incredible animation the core of #HurricaneFlorence Florence as it rapidly intensified this morning. This is 30-second #GOESEast imagery. pic.twitter.com/S0VfhkJkOg
— NWS Eastern Region (@NWSEastern) September 10, 2018
A aproximação do furacão deixou o país em alerta e o assunto entrou para os trending topics do Twitter nos EUA nesta segunda-feira.
Além de Florence, os cientistas americanos acompanham a movimentação de outras duas fortes tempestades que se deslocam no Atlântico rumo aos EUA, Helen e Isaac, ambas de categoria 1.
De acordo com meteorologistas americanos, a temporada de furacões no Atlântico está 60% abaixo do normal.