Ciência

Gripe, laringite ou amigdalite? Veja como diferenciar as doenças que causam dor de garganta

Otorrinolaringologista, explica as diferentes patologias que podem causar dor de garganta e seus tratamentos

Entenda a diferença entre as doenças que causam dor de garganta (ZayWin Htal/Getty Images)

Entenda a diferença entre as doenças que causam dor de garganta (ZayWin Htal/Getty Images)

Edicase
Edicase

Agência de notícias

Publicado em 7 de julho de 2023 às 07h38.

A dor de garganta não é uma doença específica, mas um sintoma que pode ser causado por diversas patologias, como amigdalites, faringites e laringites, conforme define a Dra. Valéria Mendrone, otorrinolaringologista.

“Estas podem ser de origem viral, principalmente pelo vírus Influenza, ou bacteriana, pelo Streptococcus”, acrescenta.

Local em que ocorrem

De acordo com o médico pediatra Juarez Cunha, essas três doenças são quadros infecciosos e os nomes definem os locais em que estão ocorrendo: amígdalas, faringe e laringe. “Muitas vezes, os sintomas são semelhantes, como a dor de garganta. Os quadros virais em geral regridem sem tratamento específico, porém, quando são causados por bactérias, é necessário o uso de antibióticos”, exemplifica.

O que é amigdalite ?

A amigdalite é a inflamação das amígdalas, que são pequenas estruturas arredondadas em forma de amêndoas, localizadas nas paredes laterais da faringe, próximas à base da língua. “Elas têm a função de ajudar o organismo a evitar infecções”, esclarece a Dra. Valéria Mendrone.

A faringe e a laringe, que são as porções alta e baixa da garganta, também podem sofrer processos inflamatórios, gerando as faringites e laringites, explica a especialista.

Sintomas da doença

O principal sintoma dessas doenças é a dor de garganta. “Podemos ter processos isolados de laringite, por exemplo, causando rouquidão, tosse etc. Se a amígdala for afetada, teremos aumento do volume delas com vermelhidão local, podendo acumular secreção em suas superfícies, gerando dor e dificuldade para engolir”, analisa a Dra. Valéria Mendrone.

Tratamentos para a condição

O tratamento depende do diagnóstico e da origem da doença. De acordo com o Dr. Juarez Cunha, se a causa da doença é viral são utilizadas medicações inespecíficas com o objetivo de aliviar os sintomas, como analgésicos e antitérmicos. “Já se a causa for bacteriana, é necessário o uso de antibióticos”, finaliza o médico pediatra.

Acompanhe tudo sobre:Portal EdiCase

Mais de Ciência

Fósseis na Venezuela revelam detalhe impressionante sobre as anacondas

Albert Einstein estava certo? Como Marte pode comprovar teoria da relatividade

Ameba de fogo acende alerta sobre vida extraterreste

O último enigma de Stephen Hawking: o que existe além do universo?