Exame Logo

Governo lança novo edital do Mais Médicos

O Ministério da Saúde anunciou uma nova versão do Mais Médicos, que agora vai incorporar o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica

Profissionais do Mais Médicos: a partir de amanhã estarão abertas as inscrições para médicos brasileiros que querem participar do programa (Manu Dias/ GOVBA)
DR

Da Redação

Publicado em 15 de janeiro de 2015 às 17h16.

Brasília -O Ministério da Saúde anunciou hoje (15) uma nova versão do Programa Mais Médicos , que agora vai incorporar o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab).

“Nós deixamos para a escolha do médico brasileiro fazer a opção, se ele quer o conjunto de regras estabelecidas para o Mais Médicos, ou se ele quer acessar os benefícios do Provab”, explicou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Na prática, o profissional vai poder escolher se fica três anos no local determinado pelo governo, como acontece no Mais Médicos, ou se fica um ano e ganha 10% de bônus na nota de uma eventual prova de residência, características do Provab.

A partir de amanhã estarão abertas as inscrições para os médicos brasileiros que querem participar do programa. O edital relaciona também os 1.500 municípios que poderão reivindicar a inclusão no programa para receber os médicos.

A prioridade continua sendo os médicos brasileiros. Depois serão chamadas inscrições individuais de médicos formados fora do país, e por último os médicos cubanos, da cooperação com a Organização Mundial da Saúde.

A bolsa é a mesma (R$ 10 mil) e ao final dos dois programas os médicos são considerados especialistas em saúde da família. Os selecionados devem começar a trabalhar no dia 3 de março. No mínimo 2.920 vagas ofertadas no Provab serão abertas, mas é preciso aguardar a adesão dos municípios para definir o número de vagas.

Lançado em junho de 2013, o Mais Médicos foi criticado pelas entidades médicas, que alegavam ilegalidade na contratação de estrangeiros sem aprovação no Revalida, exame necessário para médicos formados no exterior atuarem no Brasil.

Semelhante ao Mais Médicos e precursor dele, o Provab, destinado a médicos brasileiros, é uma das estratégias do governo para estimular médicos, principalmente recém-formados, a clinicar em regiões carentes.

O Provab tem 11.429 cubanos, 1.846 brasileiros e 1.187 intercambistas de outras nacionalidades, como Argentina, Portugal, Venezuela, Bolívia, Espanha e Uruguai.

São Paulo – Para cada mil brasileiros, existem – em média – dois médicos . Os dados são do Ministério da Saúde . Pode parecer pouco, mas está acima da média mundial ( 1,4 a cada mil habitantes ). Mas, em alguns estados, não existe sequer um médico para cada mil habitantes. Caso, por exemplo, do Maranhão, onde a proporção é de 0,68 médicos para cada mil maranhenses.  Diante da proposta do governo de trazer médicos estrangeiros para trabalhar no país, a categoria mobilizou diversos protestos pelo país nos últimos dias.  Para entender melhor o panorama da área no Brasil, veja agora o ranking da saúde no país. Ele conta com dados do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo – como o número de médicos por mil habitantes, a quantidade de profissionais por estado e o percentual do total de médicos do Brasil que atua em cada unidade da federação. Além disso, foram aproveitados dados do IBGE – como o número de leitos por mil habitantes e de estabelecimentos de saúde em cada estado.
  • 2. Rio de Janeiro

    2 /4(Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

  • Veja também

    Médicos por mil habitantes: 3,57 Leitos por mil habitantes: 2,66 Total de estabelecimentos de saúde: 6.457 Total de médicos no estado: 57.175 Porcentagem do total de médicos do Brasil: 15,38%
  • 3. Espírito Santo

    3 /4(Reprodução/Youtube)

  • Médicos por mil habitantes: 2,11 Leitos por mil habitantes: 2,2 Total de estabelecimentos de saúde: 2.219 Total de médicos no estado: 7.410 Porcentagem do total de médicos do Brasil: 1,99%
  • 4. Amazonas

    4 /4(Vander Gomes/Wikimedia)

    Médicos por mil habitantes: 1,10 Leitos por mil habitantes: 1,56 Total de estabelecimentos de saúde: 1.010 Total de médicos no estado: 3.828 Porcentagem do total de médicos do Brasil: 1,03%
  • Acompanhe tudo sobre:Mais MédicosMedicinaSaúde no BrasilSUS

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Brasil

    Mais na Exame