ETs estão tentando falar conosco? Entenda o caso
Astrônomos franco-canadenses acreditam que sinais "estranhos" enviados a partir de algumas estrelas podem ser de alienígenas
Marina Demartini
Publicado em 30 de outubro de 2016 às 08h00.
Última atualização em 1 de novembro de 2016 às 16h23.
São Paulo –Um grupo de astrônomos franco-canadenses afirma que um número considerável de estrelas está enviando mensagens a partir de estranhas modulações. Alguns já alegam que estes sinais podem ser uma tentativa de comunicação extraterrestre.
Os cientistas franco-canadenses analisaram espectros de 2,5 milhões estrelas catalogadas na base de dados do Sloan Digital Sky Survey. Dessas, 234 estão emitindo pulsos de luz separadas por um intervalo de tempo constante.
Segundo os pesquisadores, esse sinal tem exatamente a forma de um sinal ETI (sigla em inglês para inteligência extraterrestre) previsto por Ermanno Borra, um dos autores da pesquisa atual, em um artigo publicado em 2012.
Apesar da confirmação da previsão de Borra, os astrônomos admitem no estudo que os sinais podem não ser enviados por alienígenas . “Embora improvável, há também a chance de que os sinais são devido a composições químicas altamente peculiares em uma pequena fração de estrelas halo galácticas.”
Além dessa similaridade com o sinal predito por Borra, a maioria das 234 estrelas foi encontrada entre a faixa espectral F2 e K1, de acordo com o estudo. Isso significa que esse pequeno intervalo está centrado em torno do espectro do Sol . O nosso Sol é o único que sabemos que tem uma espécie inteligente que vive perto dele. Assim, é de se esperar que outros tipos de vida também precisem estar ao seu redor para sobreviver.
No entanto, muitos cientistas estão com um pé atrás em relação a esse estudo. O Breakthrough Listen, uma iniciativa para procurar vida alienígena e que conta com apoio de Mark Zuckerberg e Stephen Hawking, afirmou em um comunicado publicado pela Astronomy Magazine que a mensagem era promissora. Porém, ela deve ser profundamente analisada antes que seja atribuída a ETs.
“Um trabalho cuidadoso deve ser feito para determinar taxas de falsos positivos, para descartar explicações naturais e instrumentais, e mais importante, para confirmar as detecções usando dois ou telescópios mais independentes”, diz o comunicado.
Como tudo que já foi descoberto até agora, desde sinais promissores até megaestruturas alienígenas, é muito cedo para dizer que os alienígenas estão tentando se comunicar com outras civilizações. O que parece desse estudo é que – infelizmente – é bem improvável que os ETs queiram levar um papo com os humanos.