Água da Terra pode ter sido trazida recentemente por meteoritos

Estudo sugere que a água na Terra não surgiu ao mesmo tempo que o planeta, mas foi sendo trazida ao longo dos anos

Depois de buracos negros e pequenos universos, uma nova teoria científica tenta explicar as origens do espaço. Um novo estudo publicado na revista científica Science sugere que a água do planeta Terra foi trazida por meteoritos que continham o líquido e caíram em solo terrestre nos últimos milhares de anos.

Isso significa que, para os cientistas, a água na Terra não surgiu ao mesmo tempo que o planeta, mas foi sendo trazida ao longo dos anos.

Quer trabalhar na área de tecnologia? Aprenda do zero a programar com nosso curso de Data Science e Python.

Para chegar a essa conclusão, cientistas da Universidade de Sidney, na Austrália, analisaram nove meteoritos originados em asteroides que existiram há 4,5 bilhões de anos e caíram no planeta no último século.

Formados de gelo, quando derreteram, a água e outros elementos fluídos se movimentaram de uma parte para outra – evidência que foi encontrada quando os pesquisadores analisaram a distribuição de urânio e isótopos de tório nas pedras espaciais.

Segundo os cientistas, ambos os elementos tem um período de vida bastante curto, o que sugere que a sua presença não pode ser mais antiga do que alguns milhões de anos.

 

De 0 a 10 quanto você recomendaria Exame para um amigo ou parente?

 

Clicando em um dos números acima e finalizando sua avaliação você nos ajudará a melhorar ainda mais.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.