Ciência

Entenda como um boi gigante chegou a quase 2 metros de altura

Especialistas tentam explicar o que deixou daquele tamanho o boi gigante australiano que tomou conta da internet nesta semana

Gigante: boi Knickers tem 1,94m de altura e pesa mais de 1,4 tonelada (Channel 7 Today Tonight/Reprodução)

Gigante: boi Knickers tem 1,94m de altura e pesa mais de 1,4 tonelada (Channel 7 Today Tonight/Reprodução)

GG

Gustavo Gusmão

Publicado em 1 de dezembro de 2018 às 07h00.

Última atualização em 1 de dezembro de 2018 às 10h44.

São Paulo — Um boi gigante tomou conta da internet nesta última semana. Chamado Knickers, o animal com 1,94 metro de altura vive na Austrália, em uma fazenda na região de Myalup, e foi descoberto pela imprensa local. Sua história é curiosa: ele escapou da morte graças ao seu tamanho — nenhum abatedouro o quis por ser grande demais. Hoje com sete anos, ele lidera o rebanho do fazendeiro Geoff Pearson, vivendo tranquilamente no pasto. Tudo isso sem que seu próprio dono saiba explicar como o bovino cresceu tanto, como relatado em reportagem do jornal britânico The Guardian. Veterinários, porém, tem algumas hipóteses.

A primeira e mais sem surpresas é de que, na verdade, Knickers é apenas um boi que viveu mais do que seu conterrâneos. Animais da espécie dele, os Holsteins-Friesians, costumam ser abatidos antes da idade do bovino gigante. Nos EUA, onde há uma regulação bem clara, os que viram carne não passam dos quatro anos, três a menos que o boi-celebridade. "Não tenho certeza se ele é uma anormalidade ou apenas um Holstein alto", disse ao The Verge a professora Alison Van Eenennaam, da UC Davis, na Califórnia.

(Channel 7 Today Tonight/Reprodução)

Existem registros, inclusive, de um boi cabeceira, como Knickers, de 1,93m na Califórnia. Danniel, como foi batizado, era da mesma raça e morreu em junho deste ano. E há bovinos que vão além. Um touro da raça Charolês chamado Barnsford Ferny foi considerado o maior do Reino Unido no ano passado. O tamanho? 2,10 metros.

Mas há especialistas que discordam de Eenennaam. "[Para] um touro como esse, de raça leiteira, é raríssimo atingir esse peso e tamanho", disse ao G1 o especialista Antônio Rosa, da Embrapa de Campo Grande (MS). Segundo ele, é mais provável que o bovino australiano tenha sofrido alguma alteração genética, que pode ter afetado seu hormônio de crescimento.

Só para se ter uma ideia da possível "anormalidade", segundo a Associação de Holsteins dos EUA, uma vaca da mesma espécie normalmente pesa na casa dos 680 Kg e tem 1,4 metro de altura. Fora os quase 2 metros, o boi australiano pesa 1,4 tonelada. De toda forma, independente do motivo, o que se sabe é que Knickers viverá provavelmente até morrer de causas naturais na mesma fazenda em que está hoje.

Acompanhe tudo sobre:AnimaisAustráliaFazendas

Mais de Ciência

Cientistas revelam o mapa mais detalhado já feito do fundo do mar; veja a imagem

Superexplosões solares podem ocorrer a cada século – e a próxima pode ser devastadora

Pepita rara foi usada como peso de porta por décadas até donos se surpreenderem com valor milionário

Astronautas da China batem recorde dos EUA em caminhada espacial