Doença desconhecida atinge 40 pessoas no Canadá

Pesquisadores ainda não sabem se a doença é variante de uma condição neurológica conhecida ou se é uma doença nova

O Canadá reportou mais de 40 casos de pessoas com uma doença cerebral desconhecida em New Brunswick. As pessoas apresentaram sintomas como mudanças de comportamento, alucionações e dores no corpo. Em uma coletiva de imprensa a Dra. Jennifer Russell, diretora médica de saúde da província, afirmou que a condição é "muito provavelmente uma nova doença".

Dos 43 casos preliminarmente identificados, 35 foram confirmados, enquanto os outros ainda estão em análise. Russell disse, também, que a doença é parecida com a Creutzfeldt-Jakob, uma condição neurológica fatal já conhecida, causada por particulas de proteínas.

Pesquisadores ainda não sabem se a nova doença é uma variante da Creutzfeldt-Jakob ou se é uma doença neurológica totalmente nova.

Os casos registrados foram em dois pontos: na Península Acadiana e na região de Moncton. Os casos foram identificados em diferentes faixas etárias.

“Ainda não conseguimos encontrar um agente causal, exceto que tudo o que analisamos até agora sugere que se trata de uma exposição ambiental de algum tipo que é adquirida por meio de alimentos, água, ar, atividades profissionais ou de lazer", segundo Alier Marrero, neurologista do Dumont University Hospital Center em Moncton, que está investigando o caso, em entrevista ao site Medscape Medical News. A ligação entre a doença e toxinas ambientais também é investigada, de acordo com a CBC .

Os pesquisadores analisam a possibilidade de o primeiro caso da doença ter sido registrado ainda em 2015 e se outros 11 casos de 2019 também têm relação com a doença detectada no Canadá.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.