Brasil

Dilma parabeniza brasileiro que ganhou Nobel de Matemática

"O reconhecimento mundial do trabalho de Avila enche de orgulho a ciência brasileira e todo o Brasil", disse a presidente em relação ao trabalho de Arthur Avila


	Dilma: ela lembrou que Ávila foi escolhido por seu trabalho na área de sistemas dinâmicos
 (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Dilma: ela lembrou que Ávila foi escolhido por seu trabalho na área de sistemas dinâmicos (Antonio Cruz/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de agosto de 2014 às 21h49.

Brasília - A presidente Dilma Rousseff parabenizou nesta terça-feira, pelo Twitter, o matemático brasileiro Artur Ávila Cordeiro de Melo, primeiro latino-americano a conquistar a Medalha Fields, considerada o "Prêmio Nobel de Matemática".

"O reconhecimento mundial do trabalho de Avila enche de orgulho a ciência brasileira e todo o Brasil", disse a presidente em relação ao trabalho do brasileiro, de 35 anos, ter sido reconhecido hoje pela União Internacional de Matemáticos (IMU) em um congresso realizado na Coreia do Sul.

Dilma lembrou que Ávila, pesquisador do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), foi escolhido por seu trabalho na área de sistemas dinâmicos, que busca prever a evolução no tempo dos fenômenos naturais e humanos observados nas diferentes ramos do conhecimento.

A medalha Fields é o maior prêmio conquistado por um cientista brasileiro. Nascido no Rio de Janeiro, Ávila ganhou aos 16 anos a medalha de ouro das Olimpíadas de Matemática realizadas no Canadá, onde venceu 411 participantes de 72 países.

Aos 19 anos, ele começou sua tese de doutorado baseada na teoria de sistemas dinâmicos, e a concluiu em 2001, quando se mudou para a França para continuar com seus estudos.

De 2003 a 2008, ele teve uma cadeira permanente no Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS), e em 2008 se tornou o diretor de pesquisa mais jovem da instituição.

Desde 2009, ele ocupa um posto simultâneo como pesquisador no IMPA, e em 2013 foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetInternetMatemáticaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresRedes sociaisTwitter

Mais de Brasil

STF rejeita recurso e mantém pena de Collor após condenação na Lava-Jato

O que abre e o que fecha em SP no feriado de 15 de novembro

Zema propõe privatizações da Cemig e Copasa e deve enfrentar resistência

Lula discute atentado com ministros; governo vê conexão com episódios iniciados na campanha de 2022