Brasil

Dilma ouve críticas sobre "degradação" de hospitais federais

Presidente recebeu no Palácio do Planalto os presidentes do Conselho Federal de Medicina, da Federação Nacional dos Médicos e da Associação Médica Brasileira


	Dilma Rousseff: presidente se compromenteu a encaminhar solouções para os hospitais federais.
 (REUTERS/Ueslei Marcelino)

Dilma Rousseff: presidente se compromenteu a encaminhar solouções para os hospitais federais. (REUTERS/Ueslei Marcelino)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de abril de 2013 às 23h24.

Brasília - A presidente Dilma Rousseff ouviu duras críticas nesta quinta-feira em relação à "degradação" do setor de saúde, ao receber em audiência no Palácio do Planalto os presidentes do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital Lima, da Federação Nacional dos Médicos, Geraldo Ferreira Filho, e da Associação Médica Brasileira, Jorge Curi.

"(Discutimos) a degradação da rede de hospitais federais, isso mais marcante no Rio de Janeiro, onde os hospitais federais se transformaram em verdadeiras pocilgas humanas. Não tem a condição de dar o menor atendimento à população", disse Filho a jornalistas, após encontro com a presidente. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também participou da audiência e saiu sem falar com a imprensa.

"Solicitamos a recuperação dessa rede de urgência e emergência e ela (Dilma) se comprometeu junto com o ministro a trabalhar nessa área. A presidenta se comprometeu a encaminhar soluções", disse Filho.

De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, o achatamento salarial e a perda de recursos humanos são alguns dos motivos que levaram ao quadro de penúria da rede hospital pública. Para Filho, há "violação de direitos humanos" nos hospitais de urgência e emergência do País.

Os médicos apresentaram sugestões ao governo, como a interiorização da medicina e do trabalho médico e aperfeiçoamento do processo de formação e dos instrumentos de financiamento, gestão e controle.

Em março passado, ao discursar durante a inauguração do Hospital Municipal Evandro Freire, no Rio de Janeiro, a presidente disse que "é muito importante um hospital dessa qualidade". "Num país como o nosso, nós temos de caminhar a passos largos para garantir à população esse nível de qualidade e de atendimento público", afirmou a presidente, na ocasião.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffHospitais públicosMedicinaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Ministério Público vai apurar acidente de avião em Ubatuba

'Presidente quer fazer eventuais mudanças ainda este mês', diz Rui Costa sobre reforma ministerial

Prefeito de BH, Fuad Noman volta a ser entubado após apresentar instabilidade respiratória

Lula edita MP que prevê pagamento de R$ 60 mil a pessoas com deficiência causada pelo zika vírus