A ideia é valorizar a área de pesquisas científicas no Brasil e recebendo os melhores estudos feitos em instituições brasileiras (intelfreepress/ Flickr)
Da Redação
Publicado em 29 de maio de 2015 às 17h52.
São Paulo - A L’Oreal, em parceria com a Unesco e a Academia Brasileira de Ciência, quer premiar as melhores cientistas do Brasil em um concurso que premiará os sete melhores projetos de pesquisa com uma bolsa de 20 mil dólares para cada vencedora.
Esta é a décima edição do prêmio L’Oreal/ Unesco/ ABC para mulheres na ciência. A ideia é valorizar a área de pesquisas científicas no Brasil e recebendo os melhores estudos feitos em instituições brasileiras.
Para participar do concurso, é preciso ter concluído o doutorado a partir de 1° de janeiro de 2009 e realizar um registro no site Para Mulheres na Ciência, criado em comemoração aos 10 anos do programa, até 7 de junho.
Na página, as candidatas também podem conferir informações sobre as vencedoras de anos anteriores, curiosidades sobre o prêmio e todo o regulamento para as inscrições.
Em 2014, o concurso chegou a receber mais de 300 mil projetos inscritos. Neste ano, as vencedoras das bolsas serão reveladas em agosto e a cerimônia de premiação será realizada em outubro.
Além do concurso, para celebrar os 10 anos do prêmio no país, o programa também está promovendo seminários e palestras em algumas universidades e museus pelo país, que contarão com a presença das mulheres vencedoras de anos anteriores.
O objetivo com os eventos é discutir a participação feminina na área da ciência e encontrar formas de conseguir mais investimentos e buscar maior equilíbrio de gêneros na carreira científica.
As mesas-redondas já passaram por cidades como Niterói (RJ), Goiânia (GO) e Duque de Caxias (RJ). Veja, abaixo, as datas das próximas mesas-redondas em mais duas cidades brasileiras:
9 de junho - Rio de Janeiro - UFRJ
Local: Ilha do Fundão
Horário: 13 às 16 horas
24 de junho – Rio Grande do Sul - UFRGS
Local: a confirmar
Horário: 14 às 17 horas