Ciência

Como aumentar a eficácia das máscaras contra covid-19

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Johns Hopkins e da Universidade do Mississippi usaram um modelo matemático

Máscara e distanciamento não são o suficiente contra covid-19, diz estudo (Aleksandr Zubkov/Getty Images)

Máscara e distanciamento não são o suficiente contra covid-19, diz estudo (Aleksandr Zubkov/Getty Images)

Tamires Vitorio

Tamires Vitorio

Publicado em 27 de outubro de 2020 às 10h58.

Última atualização em 29 de outubro de 2020 às 16h32.

O uso de máscaras de proteção se tornou item obrigatório na rotina do mundo inteiro em meio à pandemia do novo coronavírus. E, segundo pesquisadores das universidades americanas Johns Hopkins e do Mississippi, existe uma forma de torná-las ainda mais eficazes: praticando o distanciamento social. Quer entender a evolução da pandemia e o cenário de reabertura no país? Acesse a EXAME Research.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores criaram um modelo que identifica as possibilidades de infecção aérea pela covid-19. O que foi descoberto é que a proteção da transmissão aumenta quase que proporcionalmente ao distanciamento social, ou seja, ao dobrar a distância, é possível também dobrar os níveis de proteção.

O uso de máscaras mais simples, como a de apenas uma camada de tecido, já é eficaz contra o vírus, mas os pesquisadores notam que caso as pessoas façam atividades que aumentam a respiração, elas podem também aumentar o risco de transmissão.

Ao espirrar ou até mesmo falar sem máscara, um infectado pela covid-19 pode expelir gotículas de saliva que conseguem viajar por mais de 2 metros e se espalharem por até 8 metros de distância — o que pode significar uma necessidade de aumentar ou reduzir o distanciamento social conforme necessário.

Acompanhe tudo sobre:MortesDoençasEpidemiasPesquisas científicasCoronavírusPandemia

Mais de Ciência

Novo medicamento para obesidade 'chacoalha' mercado na Índia

Nova técnica brasileira reduz custos da cirurgia de câncer de próstata

Cientista cria cerveja que funciona como vacina; entenda a polêmica

As inovações que marcaram o setor espacial em 2025