Com aerodinâmica única, cobra venenosa pode "voar" até 24 metros
Animal se posiciona da maneira mais favorável ao fluxo de vento antes de começar a planar
Lucas Agrela
Publicado em 30 de novembro de 2016 às 17h07.
Última atualização em 30 de novembro de 2016 às 18h21.
São Paulo – Quem anda pelo sul ou pelo sudeste da Ásia pode encontrar um animal inusitado e pouco conhecido: uma cobra venenosa que pode "voar". Graças a sua aerodinâmica única, o bicho chamado Chrysopelea paradisi pode saltar de árvores e planar por distâncias de até 24 metros.
Antes de se jogar de locais altos, a cobra inclina seu corpo de 25 a 30º em relação ao fluxo de ar do momento para conseguir tirar máximo proveito de sua leveza. Quando chegam ao solo, elas não sofrem o impacto da queda, o pouso é suave e elas deslizam como se nada tivesse acontecido.
Em um estudo da Virginia Tech, pesquisadores constataram a capacidade de planar das cobras dessa espécie jogando-as de torres com 15 metros de altura.
O vídeo a seguir mostra o momento em que a cobra, que tem nível de veneno considerado médio, plana durante a queda livre.
https://www.youtube.com/watch?v=3vhgC_g1cmU
Assim como a seção de Gadgets, publicada duas vezes por semana no canal de Tecnologia de Exame.com, a seção de Animais Fantásticos será publicada semanalmente no canal de Ciência.