Ciência

Cientistas revertem ciclo e transformam dióxido de carbono em combustível

Dióxido de carbono é obtido com a queima de combustíveis fósseis. Experimento quer reverter o processo, transformando o gás novamente em combustível

CO2: gás é o mais comum dos que causam o efeito estufa (georgeclerk/Getty Images)

CO2: gás é o mais comum dos que causam o efeito estufa (georgeclerk/Getty Images)

RL

Rodrigo Loureiro

Publicado em 23 de dezembro de 2020 às 12h09.

Uma equipe de cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, descobriu que é possível transformar dióxido de carbono em um tipo de combustível que pode ser utilizado por aviões. A pesquisa, que ainda carece de resultados em larga escala, foi publicada na terça-feira (22) na revista científica Nature Communications e reportada inicialmente pela Wired.

“A mudança climática está se acelerando e temos enormes emissões de dióxido de carbono”, diz Tiancun Xiao, pesquisador sênior do Departamento de Química de Oxford e autor do artigo. “A infraestrutura de combustíveis de hidrocarbonetos já está lá. Este processo pode ajudar a aliviar as mudanças climáticas e usar a atual infraestrutura de carbono para o desenvolvimento sustentável.”

Para entender como o processo funciona é preciso primeiro explicar que: quando combustíveis fósseis como petróleo e gás natural são queimados, há uma liberação de dióxido de carbono. O experimento realizado tenta reverter este processo, permitindo que o dióxido de carbono se transforme novamente em combustível.

Para fazer isso, os cientistas apostam em uma solução que combina o aquecimento de ácido cítrico, hidrogênio e um catalisador feito de ferro, manganês e potássio. Tudo misturado ao dióxido de carbono. Nos experimentos realizados, foi possível produzir alguns gramas da substância que poderia ser utilizada para criar combustíveis para aeronaves.

O problema é a escala. Nos testes feitos, o dióxido de carbono veio de uma lata, por isso gerou uma quantidade mínima de combustível. Os cientistas querem adaptar o conceito par obter grandes quantidades do gás carbônico, que pode ser obtido em grandes fábricas e até em incêndios florestais. Novos testes devem ser realizados nos próximos meses.

Vale destacar que o dióxido de carbono é considerado o mais comum dos gases de feito estufa que causam o aquecimento do planeta Terra. Até o fim deste século, pesquisadores apontam que as emissões de carbono na atmosfera devem fazer com que a temperatura média da Terra aumente em até dois graus.

Acompanhe tudo sobre:BiocombustíveisCarbonoCombustíveisEmissões de CO2Gás e combustíveisPegada de carbonoUniversidade de Oxford

Mais de Ciência

Por que esta cidade ficará sem sol até janeiro

Astrônomos tiram foto inédita de estrela fora da Via Láctea

Estresse excessivo pode atrapalhar a memória e causar ansiedade desnecessária, diz estudo

Telescópio da Nasa mostra que buracos negros estão cada vez maiores; entenda