Cientistas descobrem exoplaneta maior que Jupiter em sistema com apenas três estrelas
Planeta orbita o sistema estelar HIP 81208, que está localizado a 480 anos-luz da Terra
Repórter da Home
Publicado em 20 de setembro de 2023 às 12h09.
Última atualização em 20 de setembro de 2023 às 12h20.
Localizado no Chile, o Very Large Telescope, do Observatório Europeu do Sul (ESO), capturou uma imagem de um exoplaneta orbitando o sistema estelar HIP 81208, a 480 anos-luz da Terra.
Após a análise, os pesquisadores ficaram surpresos com o tamanho do planeta, com quase 15 vezes a massa de Júpiter , em um sistema solar composto por duas estrelas e uma anã marrom. Embora o sistema estelar já seja conhecido pelos astrônomos, informou a revista Astronomy & Astrophysics.
- BHIA3: Grupo Casas Bahia, ex-Via, estreia novo ticker na B3
- Linha 9-Esmeralda: problemas em sistema elétrico afetam tráfego de trens nesta manhã
- Resultado Mega-Sena 2634: ninguém acerta seis dezenas e prêmio vai a R$ 35 milhões
- Fortuna de bilionários brasileiros equivale a 15,35% do PIB
- Google integra ferramenta de IA Bard em serviços como Gmail, Docs, Maps e YouTube
- Cortes na produção saudita de petróleo devem gerar déficit importante no 4º trimestre, aponta AIE
O HIP 81208, chamado também de sistema multi estelar, é composto por uma estrela maior que está sendo orbitada de bem perto por uma anã marrom e uma estrela pequena, mais longe. A última abriga o novo exoplaneta ao seu redor.
A estrela anã marrom é apelidada também de "estrela fracassada", porque as estrelas deste tipo não são massivas o suficiente para realizar uma fusão nuclear, porém são grandes demais para serem classificadas como planetas.
Como o exoplaneta foi identificado?
Normalmente, os astrônomos detectam novos planetas por meio de uma uma técnica conhecida como método de trânsito, com a qual são observadas quedas no brilho da estrela, que apontam que alguma coisa passou entre elas e o ponto de observação da Terra. O novo exoplaneta foi identificado a partir de uma imagem direta, coletada pelo dispositivo Spectro-Polarimetric High-contrast Exoplanet REsearch ( SPHERE ) do telescópio.
De acordo com o Observatório Europeu do Sul, trata-se do primeiro sistema quádruplo hierárquico já encontrado por meio do imageamento direto. Os pesquisadores consideram a descoberta de extrema importância para a compreensão da formação e evolução de sistemas complexos.