Ciência

China se prepara para construir própria estação espacial

Missões para iniciar a construção na órbita baixa da Terra estão previstas para 2022

CALT: expectativa é enviar 11 missões para a construção da estação espacial (Ma Jianbing/VCG/Getty Images)

CALT: expectativa é enviar 11 missões para a construção da estação espacial (Ma Jianbing/VCG/Getty Images)

LP

Laura Pancini

Publicado em 8 de janeiro de 2021 às 15h58.

Na corrida para se tornar uma referência em exploração espacial, a China está prestes a lançar três missões para começar a construir sua própria estação na órbita baixa da Terra.

A Academia Chinesa de Tecnologia de Veículos de Lançamento (CALT, na sigla em inglês) está na fase final de desenvolvimento de três foguetes que lançarão o primeiro módulo da estação espacial, uma nave de carga e reabastecimento e uma missão tripulada. Sem data confirmada, as missões estão previstas para 2022.

O planejamento da CALT está em andamento desde 1992 e seu objetivo é enviar 11 missões para a construção da estação e estabelecer uma presença tripulada de longo prazo.

O primeiro módulo já está em fase final na fábrica e logo deve ser transportado para o Centro de Lançamento Espacial em Wenchang, na costa nordeste da ilha de Hainan.

Chamado de Tianhe, ele será levado pelo foguete Long March 5B e servirá de alojamento para três astronautas por seis meses. Em 2022, um telescópio espacial chamado Xuntian também será enviado para ficar na órbita da estação espacial.

"Em breve concluiremos a construção da primeira estação espacial orbital tripulada de longo prazo da China, atingindo níveis mundiais avançados. Lá, realizaremos pesquisas científicas espaciais em larga escala", disse Zhou Jianping, projetista-chefe do programa de voo espacial humano da China, em entrevista a um noticiário do país. A informação é da SpaceNews.

Recentemente, a China se tornou o terceiro país a trazer amostras da superfície da Lua com o retorno da sonda Chang'e5. Ela coletou dois quilos de solo de rochas lunares e acredita-se que o material coletado seja bilhões de anos mais novo do que aquele obtido pelos Estados Unidos e pela antiga União Soviética.

Acompanhe tudo sobre:AstronautasAstronomiaChina

Mais de Ciência

Cientistas revelam o mapa mais detalhado já feito do fundo do mar; veja a imagem

Superexplosões solares podem ocorrer a cada século – e a próxima pode ser devastadora

Pepita rara foi usada como peso de porta por décadas até donos se surpreenderem com valor milionário

Astronautas da China batem recorde dos EUA em caminhada espacial