Ciência

Cern oferece oportunidade para estudantes do ensino médio

Em seu quinto ano, o concurso está aberto a equipes compostas de pelo menos cinco estudantes e um supervisor adulto

 (Getty Images/Getty Images)

(Getty Images/Getty Images)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 28 de março de 2018 às 16h54.

Última atualização em 28 de março de 2018 às 16h56.

A Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) está com inscrições abertas, até 31 de março de 2018, para o concurso Beamline for Schools. Trata-se de uma oportunidade para estudantes do ensino médio de todo o mundo criarem e realizarem um experimento científico em um dos seus aceleradores de partículas.

Em seu quinto ano, o concurso está aberto a equipes compostas de pelo menos cinco estudantes e um supervisor adulto (treinador). Os candidatos deverão pensar em uma experiência simples e criativa e enviar sua proposta escrita de mil palavras e um breve vídeo de um minuto, que deverá estar exclusivamente em inglês.

As equipes vencedoras ganharão uma viagem ao CERN (até nove membros da equipe e dois supervisores), com todas as despesas pagas, para poder realizar o experimento proposto no laboratório por 10 a 12 dias. Todos os participantes receberão certificado. Participantes que passarem à fase final irão ainda receber uma camiseta BL4S para cada membro, um detector de raios cósmicos (CosmicPi) para a escola e, em alguns casos, a possibilidade de visitar um laboratório de física próximo.

As inscrições podem ser feitas pelo site do concurso. O anúncio das equipes vencedoras ocorrerá em junho. As atividades no CERN estão previstas para o mês de setembro.

Mais informações: http://beamline-for-schools.web.cern.ch/.

Acompanhe tudo sobre:ConcursosCern

Mais de Ciência

Fósseis na Venezuela revelam detalhe impressionante sobre as anacondas

Albert Einstein estava certo? Como Marte pode comprovar teoria da relatividade

Ameba de fogo acende alerta sobre vida extraterreste

O último enigma de Stephen Hawking: o que existe além do universo?