Brasil recebe primeiro lote com 1 milhão de doses da vacina da Pfizer
A primeira remessa deve ser dirigida às capitais brasileiras onde serão armazenadas em câmaras refrigeradas especiais
André Lopes
Publicado em 29 de abril de 2021 às 13h08.
Última atualização em 29 de abril de 2021 às 13h42.
Chega nesta quita-feira, 29, no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo, o primeiro lote de 1 milhão de doses da vacina Pfizer. De acordo com o Ministério da Saúde, os imunizantes serão divididos e entregues às 27 capitais brasileiras entre sexta e sábado.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e o presidente regional da Pfizer para a América Latina, Carlos Murillo, vão receber a carga às 19 horas.
A vacina da Pfizer/BioNTech, que havia sido rejeitada pelo governo sob a alegação de que não teria como realizar o armazenamento em baixas temperaturas que a vacina exige, foi a primeira a obter registro sanitário definitivo pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em fevereiro deste ano.
As doses da Pfizer precisam ser armazenadas em caixas com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias. Ainda no ano passado, a empresa disse ter desenvolvido uma embalagem especial com temperatura controlada que utiliza gelo seco para manter a condição de armazenamento recomendada.
Ao chegarem às salas de vacinação, as doses serão mantidas a uma temperatura que varia entre 2 °C e 8 °C, e precisam ser aplicadas na população em um período de até cinco dias.
Assine a EXAME e acesse as notícias mais importantes em tempo real.