Casual

Atividade física pode reduzir risco de câncer de mama e de cólon

OMS recomenda ao menos duas horas e meia por semana de atividade física aeróbica

Cooper no Central Park, em Nova York: segundo a OMS, 31% do mundo não pratica atividade física (Patrick Gruban/Wikimedia Commons)

Cooper no Central Park, em Nova York: segundo a OMS, 31% do mundo não pratica atividade física (Patrick Gruban/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de junho de 2011 às 08h58.

Brasília – Cento e cinquenta minutos (duas horas e meia) por semana de atividade física aeróbica moderada podem reduzir o risco de câncer de mama e de cólon, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

No Dia Mundial do Câncer, lembrado hoje (4), o órgão informou que a atividade física tem um papel importante na redução da incidência de certos tipos de tumores e que o sedentarismo é o quarto maior fator de risco quando se considera o total de óbitos registrados em todo o mundo.

De acordo com a OMS, atualmente, 31% da população global não pratica nenhum tipo de atividade física. O sedentarismo está associado a 3,2 milhões de mortes anuais, sendo 2,6 milhões em países pobres e em desenvolvimento, além de 670 mil óbitos prematuros (pessoas com menos de 60 anos).

Em 2008, quase 460 mil mulheres morreram em decorrência do câncer de mama e cerca de 610 mil homens por causa do câncer colorretal.

A orientação de 150 minutos por semana de atividade física aeróbica moderada vale para pessoas com 18 anos ou mais. Entre 5 e 17 anos, a recomendação é de pelo menos 60 minutos de atividade física moderada ou alta.

Acompanhe tudo sobre:CâncerComportamentoDoençasSaúde

Mais de Casual

5 perguntas essenciais para evitar problemas ao reservar acomodações online

Casio lança anel-relógio em comemoração aos 50 anos do 1º modelo digital

Astrônomos tiram foto inédita de estrela fora da Via Láctea

Prédio residencial para aluguel oferece mais de 30 áreas de lazer, incluindo cinema e até karaokê