Casual

Atividade física pode reduzir risco de câncer de mama e de cólon

OMS recomenda ao menos duas horas e meia por semana de atividade física aeróbica

Cooper no Central Park, em Nova York: segundo a OMS, 31% do mundo não pratica atividade física (Patrick Gruban/Wikimedia Commons)

Cooper no Central Park, em Nova York: segundo a OMS, 31% do mundo não pratica atividade física (Patrick Gruban/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de junho de 2011 às 08h58.

Brasília – Cento e cinquenta minutos (duas horas e meia) por semana de atividade física aeróbica moderada podem reduzir o risco de câncer de mama e de cólon, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

No Dia Mundial do Câncer, lembrado hoje (4), o órgão informou que a atividade física tem um papel importante na redução da incidência de certos tipos de tumores e que o sedentarismo é o quarto maior fator de risco quando se considera o total de óbitos registrados em todo o mundo.

De acordo com a OMS, atualmente, 31% da população global não pratica nenhum tipo de atividade física. O sedentarismo está associado a 3,2 milhões de mortes anuais, sendo 2,6 milhões em países pobres e em desenvolvimento, além de 670 mil óbitos prematuros (pessoas com menos de 60 anos).

Em 2008, quase 460 mil mulheres morreram em decorrência do câncer de mama e cerca de 610 mil homens por causa do câncer colorretal.

A orientação de 150 minutos por semana de atividade física aeróbica moderada vale para pessoas com 18 anos ou mais. Entre 5 e 17 anos, a recomendação é de pelo menos 60 minutos de atividade física moderada ou alta.

Acompanhe tudo sobre:CâncerComportamentoDoençasSaúde

Mais de Casual

Sexy repaginado: Calendário Pirelli traz nudez de volta às páginas — e dessa vez, não só a feminina

12 restaurantes que inauguraram em 2024 em São Paulo

João Fonseca bate Van Assche e vai à final do Next Gen Finals

Guia de verão no Rio: dicas de passeios, praias, bares e novidades da estação