Ciência

Asteroide gigante vai passar "perto" da Terra neste fim de semana

Chamado de PZ39 e descoberto em 2002, o pedregulho espacial mede 980 metros de diâmetro

Asteroide: no sábado (15), um corpo espacial gigante estará distante 5,7 milhões de quilômetros da Terra (Reprodução/Thinkstock)

Asteroide: no sábado (15), um corpo espacial gigante estará distante 5,7 milhões de quilômetros da Terra (Reprodução/Thinkstock)

RL

Rodrigo Loureiro

Publicado em 11 de fevereiro de 2020 às 15h49.

Última atualização em 11 de fevereiro de 2020 às 15h49.

São Paulo - Considerado pela Nasa como um dos maiores maiores asteroides já observados, o pedregulho 2002 PZ39, descoberto em 2002, vai passar "perto" da Terra no próximo sábado (15). Mas não há qualquer motivo para preocupação. Isso porque a distância entre os dois corpos celestes será de no mínimo 5,7 milhões de quilômetros.

O alerta de proximidade partiu do Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra (CNEOS, na sigla em inglês), que faz parte da agência espacial americana. A análise é de que o asteroide de 980 metros de diâmetro nunca esteve tão próximo do nosso planeta. Vale destacar que 5,7 milhões de quilômetros equivale a pouco mais de 15 vezes a distância entre a Terra e a Lua (384 mil quilômetros).

A Agência Espacial Europeia (ESA), que também realiza estudos deste tipo e faz alertas de proximidade, não considera a distância tão curta assim. Nenhum aviso sobre a aproximação do PZ39 foi emitido pelo órgão.

Vale destacar ainda que outros objetos vão passar ainda mais perto da Terra nos próximos dias. Na quarta-feira (12), por exemplo, o 2020 CK1, com 27 metros de diâmetro, estará a pouco mais de 3 milhões de quilômetros do nosso planeta.

Acompanhe tudo sobre:NasaPlaneta TerraAsteroides

Mais de Ciência

Fósseis na Venezuela revelam detalhe impressionante sobre as anacondas

Albert Einstein estava certo? Como Marte pode comprovar teoria da relatividade

Ameba de fogo acende alerta sobre vida extraterreste

O último enigma de Stephen Hawking: o que existe além do universo?