Ciência

Aranha rara – e assustadora – é encontrada em plantação na China

Animal pode valer o equivalente a 6 mil reais

Cyclocosmia Ricketti: animal usa disco para se camuflar (Reprodução)

Cyclocosmia Ricketti: animal usa disco para se camuflar (Reprodução)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 23 de novembro de 2016 às 16h59.

Última atualização em 23 de novembro de 2016 às 17h31.

São Paulo – Um agricultor encontrou uma aranha rara enquanto cuidava de pés de tangerina, na província de Sichuan, da China. Segundo o jornal South China Morning Post, Li Wenhua chegou a pensar que o animal era um selo de cartas, que poderia valer algum dinheiro. Na verdade, o que ele vira era a parte traseira do aracnídeo da espécie Cyclocosmia ricketti.

Aranhas como essa foram vistas pela primeira vez em 1901, na região de Lushan. Nos últimos 16 anos, somente seis exemplares foram encontrados na China.

O animal hoje é criado em cativeiro e pode ser comprado em alguns sites chineses por um valor equivalente a 6 mil reais. Há até quem grave vídeos de unboxing dele.

O agricultor, que pensava que poderia vender um selo raro para ganhar dinheiro, diz que pretende vender o aracnídeo.

O disco do abdômen do animal é usado como mecanismo de disfarce. As aranhas dessa espécie cavam tocas na terra, deixando para fora somente o seu disco ornamental. Ao vê-las assim seria fácil confundi-las com folhas secas.

O registro prévio sobre a Cyclocosmia ricketti indica que ela pode resistir a temperaturas de até 13 graus celsius, mas o frio na província de Sichuan pode ser mais intenso do que isso. Portanto, a descoberta do agricultor pode ser um feito de notoriedade científica.

Outra espécie de aranha foi encontrada na China nesta semana. Ainda sem nome oficial, o animal tem visual que se assemelha ao de uma folha e foi encontrado por pesquisadores na província chinesa de Yunnan.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaAnimaisChina

Mais de Ciência

Dia do Amigo: relação é fundamental para a saúde mental, diz psicóloga

Álcool: quanto você pode beber e ainda assim ficar saudável?

Caverna na Lua poderia abrigar humanos; entenda

Crise climática pode impactar vida sexual dos insetos, diz estudo

Mais na Exame