Casual

3 produtos que mancham a pele em contato com o sol

Um simples picolé de limão até o perfume da noite passada podem causar manchas ou queimaduras

Frutas cítricas: limão, tangerina, mexerica, lima da pérsia mancham realmente a pele e podem causar queimaduras de segundo grau (Getty Images)

Frutas cítricas: limão, tangerina, mexerica, lima da pérsia mancham realmente a pele e podem causar queimaduras de segundo grau (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de dezembro de 2013 às 07h38.

São Paulo - Manipular alimentos, usar produtos de beleza e até acessórios errados podem não só minar o seu bronzeado como causar manchas na pele ou até queimadura mais graves.

O dermatologista Fernando Macedo, da clínica Image, em São Paulo, lista abaixo produtos ou alimentos que não devem ser usados por quem pretender ficar exposto ao sol.

Frutas cítricas

Limão, tangerina, mexerica, lima da pérsia mancham realmente a pele e podem causar queimaduras de segundo grau. Isso acontece, segundo o dermatologista, pela presença de compostos chamados de furocumarínicos - presentes nas cascas dessas frutas - que reagem à radiação solar e acabam por lesionar a pele. Além das frutas alguns vegetais como aipo, coentro, cenoura, erva- doce, nabo também contém compostos que podem desencadear as reações chamadas de fototóxicas.

Cerca de 30 minutos após exposição solar, constata-se uma mancha vermelha na pele. "A melhor maneira de evitar esse tipo de transtorno é levar bem as mãos ao manipular as frutas e as folhas destes vegetais", recomenda o Dr. Macedo.

Por outro lado, sorvetes ou sucos feitos com frutas cítricas também podem causar manchas na pele. "As crianças, por exemplo, são mais descuidadas, o picolé derrete e escorre pela corpo, por isso os pais devem dobrar a atenção nesta época do ano", aconselha.


Segundo o especialista, esse tipo de mancha, dependendo da quantidade de substância liberada pela fruta, pode vir acompanhada de sensação de ardor, coceira e até bolhas. O curioso é que há substâncias semelhantes em outros vegetais, como o aipo, o coentro, a cenoura, a salsa e o nabo.

Perfumes 

Eles não combinam com piscina ou praia, pois também podem manchar. O ideal é que a pessoa tome um banho antes da exposição ao sol com um sabonete neutro e evite esse produto. Substâncias presentes em sua composição, como o álcool, a bergamota ou o musk causam fototoxidade, produzindo reações que aumentam a produção de melanina, consequentemente aumentando a pigmentação e gerando as manchas.

Maquiagem

Existem alguns produtos que informam em sua composição a presença de proteção solar, mas o fato é que devido à falta de fiscalização, nem sempre isso é real. O ideal, portanto, é usar um protetor solar. Deve-se evitar o excesso de maquiagem durante a exposição solar, já que podem provocar manchas indesejadas na pele, principalmente pela presença de inúmeras substâncias químicas em sua composição.

É possível recorrer a tratamentos para atenuar essas manchas com uso de substâncias adequadas e até o laser, explica o Dr. Macedo, mas o ideal é evitá-las. "Aposte num bom protetor solar, de marca reconhecida e indicado para o seu tipo de pele, assim ficará protegida não só das manchas, mas do câncer de pele, prevalente entre os brasileiros", finaliza.

Acompanhe tudo sobre:SaúdeSol

Mais de Casual

Brinde harmonizado: como escolher bons rótulos para as festas de fim de ano

Os espumantes brasileiros que se destacaram em concursos internacionais em 2024

Para onde os mais ricos do mundo viajam nas férias de fim de ano? Veja os destinos favoritos

25 restaurantes que funcionam entre o Natal e o Ano Novo em São Paulo