Zuckerberg leva balde de água fria e desafia Bill Gates
Brincadeira busca ajudar instituição de caridade que combate a esclerose lateral amiotrófica, doença neurodegenerativa
Da Redação
Publicado em 14 de agosto de 2014 às 15h58.
São Paulo – Depois de postar, em seu perfil no Facebook , um vídeo em que toma um banho gelado (de roupa), o fundador da rede social Mark Zuckerberg lançou um desafio ao criador da Microsoft Bill Gates .
Em 24 horas, Gates terá que escolher: ou leva um balde de água fria na cabeça ou doa 100 dólares à ALS Association, instituição que atua no combate à esclerose lateral amiotrófica, doença neurodegenerativa. Se quiser, claro, pode fazer os dois e desafiar outras três pessoas.
A brincadeira tem ganhado cada vez mais adeptos, desde o final de julho, e está se espalhando entre celebridades da tecnologia, da política, esportes e entretenimento. Os outros desafiados por Zuckerberg são a chefe operacional do Facebook Sheryl Sandberg e o fundador e presidente do Netflix Reed Hastings. Por enquanto, nenhum se manifestou sobre a provocação.
Antes de Mark Zuckerberg, pessoas ilustres como o governador de Nova Jersey Chris Christie (que desafiou o bilionário), o apresentador Jimmy Fallon e o cantor Justin Timberlake também aceitaram o desafio. O resultado desse jogo tem sido muito positivo.
De acordo com o site da associação beneficiada, entre 29 de julho e 12 de agosto, a entidade recebeu 4 milhões de dólares em doações e recebeu mais de 70.000 novos doadores. No mesmo período do ano passado, o valor não passava de 1,12 milhão.
A verba será usada no tratamento e em pesquisas para descobrir a cura da doença, caracterizada pela progressiva perda da capacidade de movimentar os músculos voluntariamente, impedindo o paciente de comer, falar, andar e, muitas vezes, respirar sozinho.
Apesar de rara, a doença já fez vítimas famosas. A mais conhecida delas é físico teórico e cosmólogo Stephen Hawking.