Casual

Zaha Hadid: 'A moda é muito mais rápida que a arquitetura'

Iraquiana radicada no Reino Unido, Zaha Hadid (Bagdag, 1950) se tornou em 2004 a primeira mulher agraciada com o Prêmio Pritzker de Arquitetura

Zaha Hadid, arquiteta iraquiana (Getty Images)

Zaha Hadid, arquiteta iraquiana (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2012 às 14h00.

Madri -  Zaha Hadid é a arquiteta mais famosa do mundo e, além de edifícios sinuosos e futuristas, cria objetos únicos para o dia a dia, de mesas a sapatos: 'A moda me interessa porque dá uma ideia do que está por vir, é muito mas rápida que a arquitetura', explicou à EFEstilo.

'É interessante ver como as pessoas pensam atualmente segundo sua forma de vestir', comenta a polêmica profissional, que assinou o Aquatics Centre dos Jogos Olímpicos de Londres e outros grandes edifícios de formas quase impensáveis, que atinge graças à avançada tecnologia que utiliza em seu escritório em Londres.

Iraquiana radicada no Reino Unido, Zaha Hadid (Bagdag, 1950) se tornou em 2004 a primeira mulher agraciada com o Prêmio Pritzker de Arquitetura, um 'título' que não a impediu de ampliar seu leque de desenhos ao design de interiores e à moda, com criações como a bolsa 'Eolia', para a Louis Vuitton, e ousados sapatos para a brasileira Melissa.

Nesta semana, a arquiteta prestigiou a inauguração da exposição 'Zaha Hadid. Beyond Boundaries, Art and Design' (Além dos Limites, Arte e Design), que fica em cartaz em Madri até 3 de novembro na galeria Ivorypress.

O espaço foi fundado por Elena Ochoa Foster, esposa de um dos mais prestigiados arquitetos do mundo, Sir Norman Foster.

Lá, entre algumas de suas obras artísticas e contemplando seu móvel mais famoso, a 'Liquid Glacial Table', lembrou seus anos de estudante em Londres, e o que significava a moda na época.

'Todo mundo tentava se vestir para expressar sua identidade. A ideia da moda é interessante pelos costumes, pela vida nas ruas', analisa a mulher de personalidade forte, considerada uma 'arquiteta estrela'. EFE

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Casual

3,5 mil quartos e R$ 100 milhões em reformas: os planos da Meliá para o Brasil

Senna e filme sobre Fórmula 1: como o esporte tem se tornado tendência nos streamings e cinemas

Os 5 melhores filmes e séries para maratonar no fim de semana

Jefferson Rueda volta ao comando da Casa do Porco com novo menu ainda mais do 'interior'

Mais na Exame