Foi a coroação de uma final heroica. Depois de ser dominado em todo o primeiro tempo pelo Liverpool, o Real Madrid venceu a decisão da Champions League. E o heroi foi o brasileiro Vinícius Júnior, que marcou após cruzamento rasteiro de Valverde.
O gol da vitória aconteceu aos 14 minutos do segundo tempo. Depois disso o jogo ganhou ainda mais velocidade. O Liverpool colocou pressão total contra o Real Madrid, com alguns contra-ataques por parte do time espanhol, inclusive boas jogadas de Vinícius Júnior.
Aos 80 minutos de jogo, o Liverpool havia feito 20 chutes ao gol, enquanto o Real Madrid tinha duas finalizações. O jogo teve ainda cinco minutos de prorrogação, com o Liverpool tentando o gol até o último momento.
O Liverpool começou o jogo dominando, com duas boas tentativas ao gol até os 15 minutos iniciais, evitadas pelo excelente Thibaut Courtois. Aos 20 minutos, o senegalês Mané mandou a bola rente no canto direito, espalmada pelo goleiro belga.
Na segunda metade do primeiro tempo o jogo ficou um pouco mais equilibrado, mas a maior parte dos lances de perigo foi do Liverpool. Aos 42 minutos Benzema chegou a marcar, mas o gol foi anulado por impedimento.
A emoção toda ficou mesmo para o segundo tempo.
Brasileiros em campo
O Liverpool já era apontado como favorito antes do apito inicial, mas o Real Madrid chegou embalado por uma caminhada mais difícil. Passou pelo Chelsea, o campeão mais recente, pelo PSG e pelo Manchester City, em viradas e jogos heróicos. As sete vidas do time duraram até a decisão.
Este é um campeonato que os merengues estão acostumados a ganhar. O Real Madrid é o recordista em conquistas da Champions League, agora com 14 títulos. O Liverpool acumula seis vitórias no torneio europeu de clubes.
Final da Champions Leage movimenta mercado com ativação de patrocinadores
Relembre as campanhas de Liverpool e Real Madrid até a final
Esta foi a primeira final de Champions League em que os brasileiros foram a nacionalidade dominante. Pelo Liverpool começaram jogando Alisson e Fabinho. Roberto Firmino entrou no segundo tempo, quando o time inglês já estava atrás no placar. Pelo Real Madrid começaram Casemiro, Vinicius Junior e Militão. Rodrygo entrou no segundo tempo. Marcelo, capitão da equipe espanhola, ficou no banco de reservas, mas levantou a taça na comemoração.
Em entrevista no intervalo do segundo tempo, Neymar disse que Vini Jr, como o atacante é identificado na camisa do Real Madrid, merece ser eleito o melhor do mundo da temporada. O palpite ficou ainda mais quente depois da eletrizante final.
Gás de pimenta no portão de entrada
O jogo demorou 37 minutos para começar por tentativas de invasão e dificuldade de acesso da torcida do Liverpool ao Stade de France, em Paris. Muitos torcedores com ingresso ficaram atrás dos portões e sofreraram agressões da polícia.
Bombas de gás lacrimogêneo e de pimenta foram lançadas nos torcedores que tentavam forçar a entrada. Os reds são famosos pelo fanatismo. “You’ll never walk alone” é o bordão do time inglês nos estádios.
Até que finalmente teve início o jogo. O show de abertura da final foi feito por Camila Cabello. Nas arquibancadas estavam tenistas que estão disputando nesses dias o torneio de Roland Garros, como o espanhol Rafael Nadal, torcedor do Real Madrid. Sua presença, pelo visto, trouxe a sorte que os merengues precisavam.