Veja quando estreiam no Brasil os filmes indicados ao Oscar
Ao contrário do que acontece nos EUA, das oito obras que concorrem ao Oscar de melhor filme, apenas três já passaram pelos cinemas brasileiros. As outras cinco devem...
Da Redação
Publicado em 20 de janeiro de 2015 às 12h30.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h44.
Ao contrário do que acontece nos EUA, das oito obras que concorrem ao Oscar de melhor filme, apenas três já passaram pelos cinemas brasileiros. As outras cinco devem estrear apenas nas próximas semanas mas ao menos teremos a chance de assistir a todos os longas-metragens antes da cerimônia, no dia 22 de fevereiro. Confira as datas a seguir.
O filme-biográfico conta a história do físico e gênio Stephen Hawking, que descobre aos 21 anos ser portador de uma doença degenerativa que compromete seus movimentos. A obra concorre ainda aos prêmios de melhor ator, atriz, roteiro adaptado e trilha sonora. A estreia está marcada para 29 de janeiro.
Com Benedict Cumberbatch, o também filme-biográfico fala de Alan Turing, de sua ascensão entre os grandes nomes da tecnologia e de seus conflitos com sua homossexualidade. O longa concorre também aos prêmios de melhor ator, atriz coadjuvante, diretor, roteiro adaptado, trilha sonora, montagem e direção de arte. A estreia será em 5 de fevereiro.
O longa-metragem, mais um baseado em uma biografia, trata da vida de Chris Kyle, um atirador de elite norte-americano que matou 150 alvos em 10 anos. A direção é de Clint Eastwood, e Bradley Cooper é o protagonista. O filme concorre ainda às estatuetas de melhor ator, roteiro adaptado, montagem e edição de som. A estreia está marcada para 19 de fevereiro.
A obra é fictícia, mas não deixa de parecer também uma biografia: Michael Keaton, um ex-Batman, interpreta Riggan, um também ex-super-herói que está prestes a mudar de vida e estrear no teatro. A película ainda disputa os prêmios de melhor ator, atriz coadjuvante, ator coadjuvante, diretor, roteiro original, fotografia e edição de som. A estreia acontece em 29 de janeiro.
Cinebiografia do ativista Martin Luther King, o filme acompanha as marchas pela igualdade racial, organizadas por ele e por outros manifestantes entre as cidades de Selma e Montgomery, no Alabama, em 1965. O longa concorre ainda na categoria de melhor canção original e tem estreia marcada para 5 de fevereiro.
O elogiado longa-metragem retrata a vida do filho de um casal divorciado. O fator curioso aqui, no entanto, não está no enredo, e sim no tempo que o filme levou para ser gravado: 12 anos, acompanhando o crescimento do garoto. Concorre ainda aos prêmios de melhor atriz coadjuvante, ator coadjuvante, diretor, roteiro original e montagem. O filme estreou por aqui em outubro do ano passado, mas ainda está em cartaz em algumas poucas salas.
O protagonista no filme é Andrew, um aspirante a baterista que quer revolucionar o mundo da música como fez seu ídolo. O objetivo, no entanto, vira uma obsessão o que acaba por prejudicar a vida do personagem. A obra concorre também aos prêmios de melhor ator coadjuvante, roteiro adaptado, montagem e mixagem de som. O longa-metragem estreou por aqui no dia 8 de janeiro e ainda está em cartaz.
Outra fita com um quê de biografia, a bela obra de Wes Anderson narra as aventuras de Zero Moustafa, o garoto de recados do Grande Hotel Budapeste e pupilo do célebre concierge M. Gustave. A película ainda está na disputa pelos prêmios de melhor diretor, roteiro original, trilha sonora, fotografia, figurino, montagem, maquiagem e penteado e direção de arte. O filme estreou no meio do ano passado e já saiu de cartaz. Ainda assim, o Cine Caixa Belas Artes, em São Paulo, voltará a exibi-lo a partir do dia 22 de janeiro e versões em DVD e Blu-ray já estão disponíveis.