Um filme só com heroínas da Marvel?
Intérpretes de personagens da Marvel têm manifestado seu desejo de estrelar um filme só com super-heroínas
Alexa Meirelles
Publicado em 8 de novembro de 2017 às 06h00.
Última atualização em 8 de novembro de 2017 às 12h52.
São Paulo – Dizer que super-heroínas fazem sucesso no cinema não é novidade. “Mulher-Maravilha”, estrelado pela atriz israelense Gal Gadot, está aí como prova: o filme da DC, que lucrou US$ 800 milhões em bilheteria, superou produções como Guerra Civil, Guardiões da Galáxia Vol. 2 e Batman vs. Superman, garantiu uma sequência e até levantou questões polêmicas em Hollywood, como por exemplo, a equidade salarial entre homens e mulheres, já que o salário de Gal Gadot era menor em relação ao de Henry Cavill, intérprete do Super-Homem.
É válido ressaltar que a Mulher-Maravilha é um ícone da cultura pop – mesmo para os mais leigos. Afinal, quem não conhece a Liga da Justiça? Ou, ao menos, o trio Clark Kent, Bruce Wayne e Diana Prince? Mas, muito além da personagem consagrada por Lynda Carter na década de 70, não faltam referências de personagens femininas nos quadrinhos dignas de um longa-metragem.
Assim, a atriz Tessa Thompson, que interpreta Valquíria no recém-lançado Thor: Ragnarok, declarou durante uma entrevista ao Comic Book Resources que conversou com outras atrizes e tem rondado Kevin Feige, presidente da Marvel , para, quem sabe, estrelar um filme só de super-heroínas ao lado de suas colegas Brie Larson, Scarlett Johansson, Zoe Saldana, Pom Klementieff e Karen Gillan.
“Nós estávamos em um semicírculo conversando, e simplesmente surgiu que nenhuma de nós realmente trabalhou juntas. Não seria bom se pudéssemos trabalhar juntas?".
A atriz afirmou que ela e as colegas, então, começaram a especular sobre como isso poderia acontecer. Para sustentar seu pedido, a atriz citou de exemplo a Lady Liberators, um grupo só de super-heroínas que apareceu pela primeira vez no universo Marvel em 1970, na edição 80 da HQ de Os Vingadores, escrita por Roy Thomas.
O time seria, no mínimo, de peso. Algumas das personagens já são populares entre o público. Conheça as super-heroínas que – quem sabe? – podem eventualmente dividir a tela juntas.
Valquíria, de Thor: Ragnarok
Tessa Thompson interpretou a poderosa Brunnhilde, uma Valquíria, em sua primeira aparição nos cinemas, apesar da personagem integrar o gabaritado time de heróis da Marvel desde 1970. Brunnhilde, uma deusa que integra o arco narrativo de Thor, foi escolhida pelo deus Odin para conduzir os mortos até Valhalla, o paraíso para os nórdicos. Ela é praticamente imortal, tendo habilidades como força e agilidade. Está sempre com a sua espada "Presa de Dragão".
Capitã Marvel
Vencedora do Oscar de Melhor Atriz em 2016 por sua interpretação em O Quarto de Jack, Brie Larson dá vida à Carol Danvers no universo fantástico da Marvel. A super-heroína apareceu pela primeira vez nos quadrinhos em 1968, até protagonizar a sua própria HQ em 1977. Com poderes como super-força, capacidade de voar, habilidades psíquicas e outros, Danvers tem um extenso currículo: integrou o Exército, trabalhou na CIA, na Nasa, e foi jornalista em uma revista feminina.
Viúva Negra, de Os Vingadores
Scarlett Johansson deu vida à Viúva Negra (Black Widow), ou Natasha Romanova, em 4 filmes até hoje: Homem de Ferro 2 (2010), Os Vingadores - The Avengers (2012), Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014), Vingadores: Era de Ultron (2015) e Capitão América: Guerra Civil (2016). A agente da S.H.I.E.L.D faz parte do universo Marvel desde 1964, quando apareceu pela primeira vez na HQ número 52 de Os Vingadores. Na época, Natasha ainda era uma espiã russa e antagonista do Homem de Ferro.
Gamora, de Guardiões da Galáxia
Integrante dos Guardiões da Galáxia, Gamora surgiu nos quadrinhos em 1975. Única sobrevivente de sua espécie Zen Whoberi, a heroína interpretada por Zoe Saldana tem diversas habilidades, como muita força, resistência, agilidade, destreza, velocidade e cura rápida. É versada no combate corpo a corpo e no uso de armas, carregando o título de “mulher mais letal do universo”.
Mantis, de Guardiões da Galáxia
Interpretada por Pom Klementieff, pela primeira vez em Guardiões da Galáxia Vol. 2, Mantis apareceu pela primeira vez nos quadrinhos em 1973. A personagem surge, lá no início, como uma garçonete e prostituta que trabalha para o vilão Monsier Khruul. Mantis é uma heroína singular: ela é telepata e possui um exímio domínio sobre o próprio corpo. Seu maior poder reside em suas capacidades psíquicas: sua mente extremamente avançada e desenvolvida permite que a personagem manipule os outros.
Nebulosa, de Guardiões da Galáxia
A última dessa lista não é uma heroína. Interpretada por Karen Gillan em Guardiões da Galáxia, Nebulosa é uma vilã de pele azul, vinda do planeta Luphom. A personagem apareceu pela primeira vez no cinema em 2014, apesar de existir nos quadrinhos desde 1985. Grande estrategista e atiradora, a Nebulosa dos quadrinhos causou o caos na galáxia, já que era uma pirata. Pouco se falou sobre ela no primeiro Guardiões da Galáxia, mas pode ser que a personagem apareça mais em Vingadores: Guerra Infinita, com previsão de estreia para 2018.