Casual

Trajetória de Pedro Almodóvar será premiada no Moma de NY

Com o evento, a instituição pretende premiar e reconhecer o talento inovador do cineasta espanhol, que já ganhou dois prêmios Oscar

O "Daily Telegraph" diz que o novo filme de Almodóvar "é o trabalho de um mestre no mais alto de sua arte" (Michael Buckner/Getty Images)

O "Daily Telegraph" diz que o novo filme de Almodóvar "é o trabalho de um mestre no mais alto de sua arte" (Michael Buckner/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de novembro de 2011 às 21h02.

Nova York - O Museu de Arte Moderna (Moma) de Nova York prestará uma homenagem ao diretor espanhol Pedro Almodóvar nesta terça-feira durante cerimônia realizada na sede da instituição, que contará com a presença de figuras ilustres e amigos do cineasta.

Com o evento, a instituição pretende premiar e reconhecer o talento inovador do cineasta espanhol, que já ganhou dois prêmios Oscar com os filmes "Tudo Sobre Minha Mãe" (1999) e "Fale Com Ela" (2002).

"Há muitas coisas que nos encantam em seus filmes, mas o principal é ver que apesar da passagem dos anos sua obra segue mantendo um estilo próprio", disse à Agência Efe a chefe do departamento de cinema do Moma, Rajendra Roy.

Almodóvar, de 62 anos, conta em com quase 20 filmes em sua carreira, iniciada com o filme "Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão", de 1980.

O Moma, que já exibiu alguns dos filmes do cineasta espanhol, como "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos" e "Ata-me!", não descarta no futuro organizar uma retrospectiva com todos seus filmes.


A homenagem a Almodóvar será acompanhada pelo estilista Karl Lagerfeld e a diretora da revista "Vogue", Anna Wintour, além das atrizes Drew Barrymore, Emma Stone e Uma Thurman. O ator Rodrigo Santoro e o artista Carlito Carvalhosa também estarão na cerimônia.

A homenagem ao cineasta espanhol será semelhante a do diretor australiano Baath Luhrmann, de filmes como o musical "Moulin Rouge" e do épico "Austrália", que foi o primeiro a receber a honraria do Moma há quatro anos. Nos anos seguintes, a instituição homenageou Tim Burton e Katherine Bigelow.

Acompanhe tudo sobre:ArteArtes visuaisCinemaEntretenimento

Mais de Casual

Os espumantes brasileiros que se destacaram em concursos internacionais em 2024

Para onde os mais ricos do mundo viajam nas férias de fim de ano? Veja os destinos favoritos

25 restaurantes que funcionam entre o Natal e o Ano Novo em São Paulo

Boa Vista Surf Lodge, da JHSF, chega ao mercado hoteleiro de luxo