Casual

Trajetória de Pedro Almodóvar será premiada no Moma de NY

Com o evento, a instituição pretende premiar e reconhecer o talento inovador do cineasta espanhol, que já ganhou dois prêmios Oscar

O "Daily Telegraph" diz que o novo filme de Almodóvar "é o trabalho de um mestre no mais alto de sua arte" (Michael Buckner/Getty Images)

O "Daily Telegraph" diz que o novo filme de Almodóvar "é o trabalho de um mestre no mais alto de sua arte" (Michael Buckner/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de novembro de 2011 às 21h02.

Nova York - O Museu de Arte Moderna (Moma) de Nova York prestará uma homenagem ao diretor espanhol Pedro Almodóvar nesta terça-feira durante cerimônia realizada na sede da instituição, que contará com a presença de figuras ilustres e amigos do cineasta.

Com o evento, a instituição pretende premiar e reconhecer o talento inovador do cineasta espanhol, que já ganhou dois prêmios Oscar com os filmes "Tudo Sobre Minha Mãe" (1999) e "Fale Com Ela" (2002).

"Há muitas coisas que nos encantam em seus filmes, mas o principal é ver que apesar da passagem dos anos sua obra segue mantendo um estilo próprio", disse à Agência Efe a chefe do departamento de cinema do Moma, Rajendra Roy.

Almodóvar, de 62 anos, conta em com quase 20 filmes em sua carreira, iniciada com o filme "Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão", de 1980.

O Moma, que já exibiu alguns dos filmes do cineasta espanhol, como "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos" e "Ata-me!", não descarta no futuro organizar uma retrospectiva com todos seus filmes.


A homenagem a Almodóvar será acompanhada pelo estilista Karl Lagerfeld e a diretora da revista "Vogue", Anna Wintour, além das atrizes Drew Barrymore, Emma Stone e Uma Thurman. O ator Rodrigo Santoro e o artista Carlito Carvalhosa também estarão na cerimônia.

A homenagem ao cineasta espanhol será semelhante a do diretor australiano Baath Luhrmann, de filmes como o musical "Moulin Rouge" e do épico "Austrália", que foi o primeiro a receber a honraria do Moma há quatro anos. Nos anos seguintes, a instituição homenageou Tim Burton e Katherine Bigelow.

Acompanhe tudo sobre:ArteArtes visuaisCinemaEntretenimento

Mais de Casual

Vinícola chilena que iniciou projeto visionário 100% orgânico em 1998 é hoje a maior do mundo

Megane E-Tech: elétrico da Renault é eleito o carro mais bonito entre R$ 150 mil e R$ 300 mil

Os 5 melhores filmes e séries para maratonar no fim de semana

5 perguntas essenciais para evitar problemas ao reservar acomodações online