Casual

Soldadinhos e cubo mágico vão ao Hall da Fama dos Brinquedos

Soldadinhos verdes de plástico finalmente prevaleceram depois de uma batalha de dois anos por um cobiçado lugar no Hall da Fama dos Brinquedos

Cubo mágico: no total, 430 brinquedos foram citados entre mais de cinco mil indicações este ano (Laszlo Balogh/Reuters)

Cubo mágico: no total, 430 brinquedos foram citados entre mais de cinco mil indicações este ano (Laszlo Balogh/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2014 às 12h14.

Rochester - Os soldadinhos verdes de plástico finalmente prevaleceram depois de uma batalha de dois anos por um cobiçado lugar no Hall da Fama dos Brinquedos dos Estados Unidos, dividindo o pódio com o cubo mágico e as bolhas de sabão na cerimônia de apresentação, na quinta-feira, no Estado de Nova York.

Os soldados em miniatura do Exército haviam sido indicados no ano passado, mas perderam para o patinho amarelo de plástico –visto nas banheiras de inúmeros filmes– e o xadrez, um dos jogos de tabuleiro mais antigos do mundo.

“Foi uma competição acirrada este ano”, disse Patricia Hogan, curadora de brinquedos e bonecas do The Strong, um museu infantil e cultural da cidade de Rochester, onde fica o Hall da Fama dos Brinquedos.

Este ano, um comitê de seleção escolheu os vencedores entre 12 finalistas, que incluíram as bonecas American Girl, os bonecos Little People, caminhões de brinquedo, o Meu Pequeno Pônei, o jogo Operação, as Tartarujas Ninjas e as panelinhas.

No total, 430 brinquedos foram citados entre mais de cinco mil indicações este ano, todos competindo para se juntar aos 53 escolhidos desde 1998.

“Os três selecionados representam três estilos diferentes de brincadeira”, afirmou Christopher Bensch, vice-presidente de coleções do The Strong.

“Os soldadinhos verdes de plástico são ótimos para contar histórias; as bolhas de sabão são um brinquedo puramente físico; e o cubo mágico é um brinquedo muito mais intelectual”, acrescentou.

Os soldadinhos verdes do Exército invadiram o mundo dos brinquedos em 1938, mas perderam popularidade durante a Guerra do Vietnã. Suas vendas cresceram nos anos 1980 e 1990, em grande parte por seu papel de destaque no famoso desenho Toy Story.

O cubo mágico foi inventado pelo arquiteto húngaro Erno Rubik em 1974 e levado aos EUA pela Ideal Toy Corp em 1979. Entre 1980 e 1982, 100 milhões de unidades foram vendidas em todo o mundo.

As bolhas de sabão tem uma história desconhecida. As primeiras pinturas de crianças brincando com elas apareceram em Flandres no século 17. Hoje, as lojas de brinquedos vendem mais de 200 milhões de garrafinhas de bolhas de sabão todos os anos.

Acompanhe tudo sobre:BrinquedosCriançasEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Casual

Sorvetes brasileiros estão entre os 100 melhores do mundo

Juliana Pereira, CEO da Montblanc compartilha os planos da maison para o país

Os 5 melhores filmes e séries para maratonar no fim de semana

Alexandre Birman quer lançar uma nova semana de moda nacional já em 2025

Mais na Exame