O ideal é que a pessoa comece a tomar a medicação sob orientação médica 2 horas após a exposição ao vírus, e no máximo em 72 horas (CDC USA)
Da Redação
Publicado em 25 de julho de 2011 às 16h28.
São Paulo - A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo lançou no começo deste mês um site específico sobre medidas que devem ser tomadas por pessoas que tiveram exposição ao vírus HIV, causador da aids. O objetivo é difundir informações sobre o tratamento que ajuda a combater a infecção nas primeiras horas após o contato com o vírus, como após uma relação sexual sem camisinha.
Segundo a secretaria, o ideal é que a pessoa comece a tomar a medicação sob orientação médica 2 horas após a exposição ao vírus, e no máximo em 72 horas. Os medicamentos precisam ser tomados por 28 dias, sem interrupção, para impedir a infecção pelo vírus HIV.
Essa forma de prevenção já é usada em casos de violência sexual e de profissionais da área da saúde que se acidentam com agulhas e outros objetos cortantes contaminados.
O site http://www3.crt.saude.sp.gov.br/profilaxia/hotsite/ contém endereços de mais de 300 serviços cadastrados onde a profilaxia encontra-se disponível e também as dúvidas mais frequentes.