Casual

Revolução do Churrasco: você se contentaria com bife criado por impressora 3D?

O ribeye tecnológico foi desenvolvido por israelenses e apresentado ao mundo como solução sustentável para carnívoros

A primeira carne bovina feita em uma bioimpressora 3D  (Divulgação/Divulgação)

A primeira carne bovina feita em uma bioimpressora 3D (Divulgação/Divulgação)

Paty Moraes Nobre

Paty Moraes Nobre

Publicado em 26 de fevereiro de 2021 às 10h00.

Última atualização em 26 de fevereiro de 2021 às 18h04.

A primeira carne bovina feita em uma bioimpressora 3D já é realidade. O corte de ribeye (parte da costela), apresentado ao mundo in natura e grelhado, é o que há de mais inovador em termos de carne cultivada em laboratório.

Seu dinheiro está seguro? Aprenda a proteger seu patrimônio

O produto é resultado do trabalho em conjunto da empresa alimentícia israelense Aleph Farms e da equipe de engenharia biomédica do Instituto de Tecnologia de Israel. De acordo com a startup de tecnologia de alimentos, os cientistas incubaram as células colhidas da bochecha de uma vaca viva, que se agruparam em camadas e se diferenciaram, sendo possível, assim, criar um ribeye real.

Com músculos, nervos e gordura semelhantes aos de um bife tradicional de um animal abatido, a comida futurista apresenta, segundo seus criadores, "os mesmos atributos organolépticos (cor, odor e textura, por exemplo) de um delicioso bife de costela suculento e tenro que você compraria no açougue". Em uma análise visual, a peça parece ser muito fina para agradar os fãs de um bom churrasco, no entanto, a Aleph Farms garante que pode produzir qualquer corte de carne com esse método e que o objetivo é expandir a linha.

O produto é resultado do trabalho em conjunto da empresa alimentícia israelense Aleph Farms (Divulgação/Divulgação)

"Com a realização deste marco, quebramos as barreiras para introduzir novos níveis de variedade nos cortes de carne cultivada que podemos produzir", disse Shulamit Levenberg, pesquisador e cofundador da Aleph Farms. "Conforme olhamos para o futuro da bioimpressão 3D, as oportunidades são infinitas", continuou.

“Estamos executando um plano claro para alcançar a paridade de custos para o cultivo em escala”, disse Didier Toubia, cofundador e CEO da Aleph Farms. "Esperamos atingir essa meta em cinco anos", concluiu.

Pecuária x desmatamento
De acordo com dados do Fórum Econômico Mundial de 2020, o nosso gosto por carne está destruindo o meio ambiente: para produzir 1kg de carne animal bovina, são necessários 16,4 mil litros de água, aproximadamente, e emitidos 60kg de gás carbônico (CO2) na atmosfera.

O encontro revelou ainda que a criação de gado é a principal causa do desmatamento. Portanto, as “carnes cultivadas”, feitas em laboratório a partir de células animais, podem minimizar essas consequências para o meio ambiente sem ter que tirar a carne do menu.

Com o intuito de encontrar fontes de proteína para satisfazer os consumidores do futuro, o encontro lançou a plataforma Uplink, na qual qualquer pessoa pode contribuir com ideias para transformar nossas dietas e se conectar com empreendedores e defensores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Nuggets de laboratório: exclusividade de luxo
Em dezembro de 2020, a primeira carne de frango criada em laboratório foi revelada em forma de nugget pela Eat Just. A companhia norte-americana, inclusive, já conseguiu aprovação para vender, com exclusividade, para um restaurante de luxo de Singapura, os produtos feitos a partir de células animais. De acordo com a empresa, em breve, cortes de peito de frango também deverão ser regulamentados e comercializados.

Acompanhe tudo sobre:BaresChurrascariasChurrascocomida-e-bebidaGastronomia

Mais de Casual

O único restaurante japonês a ter 2 estrelas Michelin em São Paulo volta com tudo

Quanto custa viajar para Santiago, no Chile?

Dia Mundial do Bartender celebra profissionais como os artistas da mixologia

Montblanc lança primeira coleção de couro do ano com três novas cores