Quatro artistas negras trabalharão em quadrinho da Marvel
Roxane Gay é considerada a primeira roteirista negra da Marvel
Da Redação
Publicado em 29 de julho de 2016 às 18h16.
Quatro artistas negras trabalharão para a Marvel na nova série do antológico super-herói Pantera Negra.
A escritora feminista e colunista do New York Times Roxane Gay e a poeta Yona Harvey – ambas professoras universitárias de literatura e escrita criativa, respectivamente – serão roteiristas de Black Panther: World of Wakanda, revista focada nas mulheres que fazem parte do universo do personagem.
Gay tem sido considerada a primeira roteirista negra da Marvel . "Não faz sentido que eu seja a primeira em 2016. Mas não serei a última", escreveu no Twitter:
Além delas duas, Afua Richardson será a capista e, Alitha E. Martinez, a desenhista, como Gay anunciou no Twitter. Ambas também são negras
Compartilhada na San Diego Comic-Con no último dia 22, a novidade surpreendeu o mundo dos quadrinhos. Recentemente, a editora anunciou que Tony Stark deixou a identidade de Homem de Ferro para Riri Williams, uma adolescente negra, assumi-la – mas há poucos artistas negros envolvidos na produção desses quadrinhos, motivo por que a "Casa das Ideias" foi criticada nas redes.
Em entrevista ao NYT, Gay disse: "É a coisa mais bizarra que eu já fiz e digo isso no melhor sentido possível".
A escritora, em parceria com o jornalista Ta-Nehisi Coates – hoje responsável pelo roteiro de Black Panther, série iniciada em abril que tem feito enorme sucesso –, cuidará de uma história com o casal Ayo e Aneka, ambas ex-guarda-costas do herói.
"Não há como dizer não para a oportunidade de escrever sobre mulheres negras e mulheres negras LGBT no universo Marvel", contou.
Já Harvey será responsável pelo texto de uma história de dez páginas com Zenzi, personagem engajada em uma revolução política.
Tanto a poeta quanto Gay foram selecionadas por Coates para se juntar a World of Wakanda, que chega às lojas em novembro.