Pessoas admiram o quadro "A liberdade guiando o Povo" de Delacroix: "a inscrição, superficial, poderá ser limpa facilmente", indicou o museu (Philippe Huguen/AFP)
Da Redação
Publicado em 8 de fevereiro de 2013 às 08h10.
Última atualização em 20 de dezembro de 2019 às 13h10.
Paris - O famoso quadro "A Liberdade Guiando o Povo", de Delacroix, foi vandalizado por uma mulher no museu do Louvre em Lens, no norte da França, anunciou este estabelecimento cultural.
A mulher, que visitava na tarde de quinta-feira esta nova sucursal do Louvre em Lens, escreveu uma inscrição na parte de baixo do quadro com um marcador negro, antes de ser detida por um guardião do museu e por outro visitante, indicou o comunicado.
O incidente ocorreu pouco antes do fechamento do museu, inaugurado em 4 de dezembro em Lens, uma das zonas mais castigadas economicamente no país.
A mulher, de 28 anos, foi entregue à polícia, que a deteve para interrogatório.
Este quadro, um dos que atraem mais visitantes ao Louvre, foi transferido a Lens em dezembro, poucos dias antes da inauguração da nova sucursal do museu.
"À primeira vista, a inscrição, superficial, poderá ser limpa facilmente", indicaram o museu do Louvre parisiense e sua sucursal em Lens.
O diretor do departamento de pintura do Louvre, Vincent Pomarède, viajará nesta sexta-feira a Lens para examinar os estragos, e uma restauradora viajou ainda na quinta-feira para fazer uma primeira avaliação, indicou o museu.