Brasília -O príncipe Harry, terceiro na linha da sucessão ao trono do Reino Unido , inicia hoje (23) em Brasília, visita ao Brasil, onde vai conhecer projetos sociais e assistir a jogos da Copa do Mundo .
Além da capital federal, o príncipe, de 29 anos, viajará a Belo Horizonte e a São Paulo, onde irá à Cracolândia.
Nesta manhã, após desembarcar em Brasília, Harry seguirá para um dos hospitais da Rede Sarah Kubitschek, centro de referência em tratamentos de reabilitação, para visitar pacientes e conhecer as instalações.
Na programação divulgada pela embaixada britânica, está previsto que Harry faça canoagem com uma paciente do hospital.
À tarde, o príncipe tem programadas atividades na embaixada e assistirá à partida entre Brasil e Camarões, no Estádio Nacional Mané Garrincha.
De acordo com a programação, não estão previstos encontros entre Harry e autoridades federais.
No entanto, a assessoria do príncipe não descarta a ocorrência entre ele e alguma personalidade durante o jogo do Brasil.
Amanhã (24), Harry segue para Belo Horizonte e, no dia seguinte, para São Paulo, onde será recebido pelo prefeito da cidade, Fernando Haddad, para conhecer o projeto De Braços Abertos, que lida com usuários de crack.
Também em São Paulo, no dia seguinte (25), o príncipe participará de uma festa para cerca de 500 pessoas em homenagem à rainha Elizabeth II, sua avó, no Consulado do Reino Unido.
Esta é a segunda visista de Harry ao Brasil – ele esteve no país em 2012 e passou pelo Rio de Janeiro e por Campinas, em São Paulo – e a terceira oficial dele, que, neste ano, foi à Itália e à Estônia.
Após a visita ao Brasil, o príncipe seguirá para o Chile.
- 1. O casamento digital
1 /8(Reprodução)
São Paulo — Quando Kate Middleton chegar à abadia de Westminster para se casar com o príncipe William, no dia 29, o casal real britânico estará protagonizando um espetáculo de proporções globais. Já se prevê que a audiência será o triplo da que teve a última Copa do Mundo. Na App Store, da Apple, uma busca com a expressão royal wedding traz como resultado 55 aplicativos para iPhone e 19 para iPad. Certos títulos se repetem nas duas listas e alguns poucos têm relação apenas indireta com o casamento real. Ainda assim, o número impressiona. Além disso, há aplicativos para o Android, sites na web, contas no Twitter e páginas no Facebook dedicadas ao evento. Confira, nas próximas páginas, a presença digital da realeza britânica.
- 2. No iPhone, uma febre de aplicativos
2 /8(Reprodução)
Na lista de dezenas de programas para iPhone dedicados ao casamento real há desde uma singela contagem regressiva para o casório até mapas interativos de Londres com os pontos de interesse ligados à monarquia. Muitos desses programas trazem as últimas notícias sobre o evento, e vários também fornecem informações históricas sobre a nobreza britânica. Um que merece destaque é o
Abbey 3D, o aplicativo oficial da Abadia de Westminster, vendido por 4,99 dólares. Ele permite fazer, no smarphone, uma visita virtual à abadia e fornece informações sobre ela. Embora o casamento seja usado como pretexto para a venda do programa, ele também é útil para turistas que pretendem visitar a abadia em qualquer época.
- 3. A monarquia vai ao iPad
3 /8(Reprodução)
Entre os muitos aplicativos para iPad que abordam o casamento real, um que se destaca é o do estúdio americano Bluewater, conhecido por produzir biografias de pessoas famosas – de Barack Obama a Lady Gaga, passando por Mark Zuckerberg – na forma de histórias em quadrinhos. Nesta semana, o estúdio anunciou um
aplicativo que permite ler os quadrinhos no iPad. E, entre os títulos de estreia, está
The Royals, a história do príncipe William e de Kate Middleton. Os quadrinhos mostram a vida dos noivos desde antes de se conhecerem, com algum destaque para a trágica morte da princesa Diana, mãe do príncipe William. Os traços seguem a estética característica dos quadrinhos da Bluewater e, no iPad, ganham alguns recursos de animação.
- 4. Sorria, a princesa está sendo filmada!
4 /8(Reprodução)
O canal do casal real no
YouTube exibe uma vasta coleção de vídeos oficiais. Mas não é só isso. O usuário que tiver tempo sobrando também pode gravar seu próprio vídeo com uma mensagem aos noivos e fazer o upload. O site já tem algumas centenas de depoimentos, número que deve crescer até o dia do casamento. Um mapa, produzido com base no Google Maps, mostra o caminho do palácio de Buckingham à abadia de Westminster, onde será celebrado o casamento, destacando pontos de interesse pelo caminho. E, caso alguém esteja ansioso pelo início da cerimônia, há um cronômetro indicando quanto tempo falta.
- 5. A realeza está no Facebook
5 /8(Reprodução)
Quer ficar "amigo" do príncipe e de Kate Middleton? 384 mil pessoas quiseram, ou, pelo menos, curtiram a comunidade deles no
Facebook. Como acontece em outros sites oficiais da realeza britânica, o mural do casal real no Facebook traz notícias que, antes do casamento, são principalmente sobre os preparativos para o evento. Há também um extenso álbum de fotos da família real. E o internauta pode mandar suas mensagens, que são aprovadas pelos administradores da comunidade antes de ser publicadas.
- 6. Flickr ganha galeria monárquica
6 /8(Reprodução)
Dezenas de fotos oficiais feitas pela agência de notícias inglesa Press Association podem ser vistas no Flickr, na galeria
The British Monarchy. Enquanto a cerimônia não acontece, ela exibe cenas da realeza britânica em seus muitos compromissos oficiais, além de fotos dos ensaios e preparativos para o casamento. Estão lá, por exemplo, a banda dos Royal Marines e a Banda Central da Real Força Aérea, ambas escaladas para tocar no casamento. Depois do dia 29, também deverão estar no site de fotos do Yahoo! as imagens da cerimônia e da festa a ser realizada no palácio de Buckingham.
- 7. Quem segue o casal real?
7 /8(Reprodução)
O casamento real já produz um respeitável movimento no Twitter. Além das citações feitas pelos usuários da rede social, há várias contas especialmente dedicadas a divulgar notícias sobre o evento. O perfil
@royalwedding tinha, nesta quarta-feira, mais de 22 mil seguidores. Ele divulga links para notícias publicadas nos noticiários da MSNBC, empresa que pertence à rede de TV americana NBC e à Microsoft. Outra conta,
@BBCRoyalWedding, com mais de 7 mil seguidores, traz informações da empresa de mídia britânica BBC. Mas o campeão em popularidade parece ser o perfil oficial
@ClarenceHouse, com fotos, vídeos e notícias vindo diretamente do gabinete do príncipe Charles, o pai do noivo.
- 8. O site oficial aceita doações
8 /8(Reprodução)
O site oficial
The Royal Wedding traz muitas notícias e vídeos, além de detalhes sobre a cerimônia e informações práticas, como uma lista das ruas que serão bloqueadas para o evento. Há, por exemplo, vídeos com depoimentos da especialista que desenhou o bolo comemorativo, e da equipe de cozinha do palácio de Buckingham. Mas nem tudo são futilidades no site oficial. Caso apareça alguém querendo oferecer um presente ao casal real, o site indica como fazer doações a projetos beneficentes e de preservação ambiental. O texto informa que as doações serão recolhidas num fundo específico, criado pelo príncipe William e por Kate Middleton. Depois serão encaminhadas aos diferentes projetos por meio das fundações beneficentes dos príncipes William e Harry.