Exame Logo

Por que você precisa visitar Paraty ao menos uma vez na vida?

Em 1966, Paraty foi declarada Patrimônio Nacional pelo IPHAN, principalmente por conta de seu centro histórico, que é composto por cerca de 300 edifícios coloniais

O que fazer em Paraty? (Richard Souza/Getty Images)
Edicase

Agência de notícias

Publicado em 6 de junho de 2023 às 08h54.

Fundada no início do século XVII, Paraty foi um importante centro comercial durante o período colonial, principalmente devido à sua localização estratégica entre o litoral norte de São Paulo e o Rio de Janeiro. A região onde hoje se encontra Paraty era originalmente habitada pelos indígenas guaianás, antes da chegada dos portugueses ali, em 1502, liderados por Gonçalo Coelho.

Ao longo dos séculos XVIII e XIX, a cidade se desenvolveu economicamente e se tornou um importante centro comercial e cultural, com a construção de diversas igrejas, casas e prédios públicos. No entanto, com a abertura do porto de Santos, no início do século XX, Paraty perdeu grande parte de sua importância econômica e ficou relativamente isolada do restante do país.

Veja também

Redescoberta e revitalização

Foi somente a partir da década de 1960, com o surgimento do turismo e a valorização do patrimônio histórico, que o destino começou a ser redescoberto pelos brasileiros e estrangeiros, passando por um processo de revitalização e preservação de seu patrimônio histórico e cultural.

Em 1966, Paraty foi declarada Patrimônio Nacional pelo IPHAN, principalmente por conta de seu centro histórico, que é composto por cerca de 300 edifícios coloniais, incluindo igrejas, casas, lojas, museus e outros edifícios importantes.

Praias, história colonial e arquitetura

O destino hoje é popular não só por suas praias, que podem ser conhecidas em um passeio de barco, mas também por sua rica história colonial e arquitetura preservada. Os visitantes podem explorar as ruas de paralelepípedos da cidade velha, com suas casas coloridas de estilo colonial, igrejas barrocas, praças históricas e antigos fortes militares.

A cidade se tornou um importante porto para o comércio de ouro e pedras preciosas provenientes das minas de Minas Gerais, sendo também um importante ponto de escoamento do açúcar produzido na região. Além disso, também é palco de diversos eventos culturais, como a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que acontece anualmente e atrai escritores e leitores de todo o mundo.

Rota histórica e ecoturismo

Outra atração importante para compreender o passado em Paraty é o Caminho do Ouro, uma trilha histórica que era usada para transportar essa e outras riquezas da região de Minas Gerais para o porto local durante o período colonial. O trecho que atualmente está mais preservado e é mais fácil de ser visitado fica situado às margens da atual estrada Paraty-Cunha e é uma ótima opção para quem gosta de caminhadas e ecoturismo.

Já Trindade é um distrito que atrai jovens em busca de natureza, localizado a 30 quilômetros do trevo da cidade, está situado dentro da Área de Proteção Ambiental do Cairuçu. É uma região muito tranquila, onde o contato com o verde da Mata Atlântica e das praias é o principal atrativo. A região também abriga seis das mais belas praias de Paraty (Brava, Cepilho, Rancho, Meio, Trindade e Figueiras), além de uma piscina natural de água salgada.

Acompanhe tudo sobre:Portal EdiCaseParaty (RJ)Turismo

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Casual

Mais na Exame