Por dentro do luxo oferecido nas salas VIP de Cumbica
Taças de espumantes, poltronas perfeitamente inclinadas e serviços de duchas fazem parte da rotina daqueles que buscam fugir do caos e barulho
Fernando Pivetti
Publicado em 11 de outubro de 2017 às 15h02.
Última atualização em 7 de dezembro de 2017 às 08h56.
São Paulo - Sob luzes baixas, em tons quentes, ao som de clássicos do jazz e do blues que constroem uma atmosfera de calmaria, algumas pessoas se espalham pelo ambiente, lendo ou conversando pelo celular, em sofás largos de estilo contemporâneo e desenhados exclusivamente para o local.
Estamos na sala VIP Mastercard Black, no aeroporto de Guarulhos , em São Paulo, o maior do Brasil. Resolvemos conhecer o cotidiano desses ambientes exclusivos e seguramente podemos afirmar: é exatamente o oposto de tudo aquilo que as pessoas normais presenciam nas salas de embarque convencionais.
Esqueça a disputa por um banco com tomadas para falar ao celular e as dificuldades em acessar a rede Wi-Fi. Há sempre a postos o conforto de carregadores portáteis, disponíveis na recepção, e acessos ilimitados de internet das salas especiais.
Mas existe muito mais do que tecnologia nas salas VIP: metros e metros de mesas cheias de maçãs, vermelhas e verdes, uvas, melões e mamões acompanham uma variedade de pães frescos que vão desde croissants até opções doces, feitas à base de maçã. Suco de laranja, massas e raviólis, acompanhados de molhos vermelhos ou brancos, e iogurtes naturais completam a variedade de comidas disponibilizadas durante todo o dia.
Na sala VIP da Latam, os assentos misturam tons pastéis de tecidos à escuridão do couro. Os sofás abraçam qualquer pessoa que se senta ou deita, tamanha maciez dos materiais. Ao lado, mesinhas de madeira clara assinadas por designers renomados, como os chilenos Mathias Klotz e Lillian Allen, equipadas com diversas tomadas, apoiam pequenas luminárias de aço feitas para leitura.
Um pouco mais ao fundo, poltronas inclinadas em 45º e descansos especiais para os pés com tecido aveludado claro são especialmente disputados por aqueles que aproveitam cerca de duas horas de espera para o embarque.
O brilho dos espumantes Chandon servidos em taças finas (e na temperatura ideal) contrasta com os drinks especiais, como o vermelho escuro do Bloody Mary, feito por um bartender com ingredientes frescos.
Dentro da sala vip do Bradesco, este comportamento é quase um ritual: as crianças correm para os brinquedos e bonecos disponíveis nos espaços Kids, enquanto os adultos vão diretamente para as refeições, onde o clássico pão-de-queijo (acredite) é exigido em quase todas as salas. Alguns se servem de diversas frutas, outros fazem sanduíches de presunto parma com queijo importado.
Após o banquete, a tecnologia fala mais alto e a senha para acesso ilimitado do Wi-Fi e um lugar entre as dezenas de sofás vira prioridade entre os clientes. Algumas pessoas também buscam pelo serviço de ducha.
O aeroporto de Guarulhos sua própria sala VIP, que atendem diversas companhias internacionais. Nos banheiros, cosméticos da L'Occitane, chinelos, toalhas brancas e um chuveiro de jato forte ganham a cena em meio a uma decoração um tanto escura, que, devo confessar, me decepcionou pela falta de exclusividade.
Entre as diversas salas VIP, não é raro ver um passageiro adormecer até a hora de deixar a sala para entrar no avião. Os funcionários, inclusive, podem ser solicitados para despertar o cliente no momento do embarque.
Conheci ali as irmãs argentinas Laura e Adriana Martinez, veteranas da salas exclusivas nos Estados Unidos, Europa e América Latina. Estavam sentadas em sofás especiais, que oferecem apoio para suas taças de vinho branco italiano, à espera de um voo para África do Sul, e conheciam pela primeira vez uma das salas de Guarulhos.
Acompanhadas de dois amigos, também argentinos, que saboreavam copos de whiskey Jack Daniel's, elas diziam que sempre buscam as salas exclusivas nos aeroportos pelo silêncio e conforto, principalmente durante viagens longas. É como a minha cidade, Córdoba, e a minha casa, dizem as irmãs, que rejeitam a vida agitada de Buenos Aires.
Pequenos grupos no meio da multidão
As salas VIP do aeroporto internacional de São Paulo recebem todos os meses uma média de 80 mil passageiros, número irrisório se comparado aos 3 milhões que voam por Guarulhos mensalmente.
A capacidade das áreas VIP são limitadas: acomodam no máximo 400 pessoas. Mas, ao contrário do que muitos pensam, nem todas as salas limitam o acesso a clientes de 1ª classe e classe executiva.
A Latam, a Gol e o GRU Airport possuem acesso a clientes de qualquer companhia aérea em qualquer classe, com preços que variam de 40 dólares a 70 dólares a diária.
No caso da Latam e da GRU, o acesso é exclusivo para clientes de voos internacionais. Já a Gol oferece o serviço tanto para voos internacionais como domésticos.
Sem limites para a comodidade
A comodidade oferecida não tem limites para as companhias aéreas e as outras empresas.
Na área VIP da Latam, por exemplo, os espaços são equipados com vídeo-games XBox One como opções de entretenimento para adultos e crianças, que também podem aproveitar o conforto das camas com lençóis brancos e grossos cobertores no silencioso quarto de descanso.
Garrafas de espumantes, whiskeys e Martinis são destaques de um bar muito bem servido pela companhia e que conta com um bartender no período noturno.
Já no espaço Mastercard Black, exclusivo para clientes que possuem essa modalidade de cartão, o ambiente aconchegante é perfeito para famílias.
Os clientes têm a liberdade de escolher os seus canais de televisão favoritos ou, se preferirem, podem ler e levar para casa exemplares de jornais e revistas, nacionais e internacionais, e livros disponíveis nas prateleiras.
A American Airlines conta com uma sala mais modesta e com menos opções de comidas e bebidas, mas o luxo e o conforto do mobiliário é destaque, com estofados em couro que fazem o cliente se sentir em casa.
A Gol oferece duas salas em Guarulhos: uma no embarque nacional e a outra no internacional. A única companhia com serviços para passageiros em viagens domésticas também disponibiliza serviços de bartender, que prepara qualquer drink que o cliente pedir, além de coquetéis exclusivos do espaço, desenvolvidos pelo profissional Alexandre D'Agostino,
A Sala VIP destinada a clientes especiais que utilizam cartões Bradesco também fica no embarque doméstico, mas o acesso é limitado. Somente podem acessar a área clientes The Platinum Card, American Express Gold Card, American Express Gold Corporate, American Express Platinum Business e Bradesco Elo Nanquim.
A tranquilidade e o som ambiente oferecem uma ótima experiência aos clientes que esperam para embarcar. O grande destaque: o brigadeiro cremoso que se tornou exigência dos clientes.
A GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto, oferece duas salas VIP no embarque internacional especialmente para passageiros de aéreas como Air France, KLM e Emirates.
O cardápio varia de acordo com a companhia aérea cujos passageiros utilizam a sala. No voo diário para a Turquia, por exemplo, os pratos são todos inspirados nos temperos e nos ingredientes da gastronomia turca, com kafta, biscoito de semolina e doces de flor de laranjeira.
Não satisfeita com o espaço já exclusivo, a GRU criou uma área separada dentro do espaço VIP com apenas 8 lugares de capacidade e especial para passageiros de 1ª classe, no que podemos chamar de “VIP do VIP”.
E se visitar uma das salas da GRU, não deixe de experimentar o capuccino cremoso e encorpado que servem por lá.
Ao final da experiência, fica uma certeza: as salas VIP são capazes de transformar o caos e o estresse que envolve check-in, despachos de bagagem e filas de espera em uma experiência revigorante, cujo conforto traz a plena sensação de estar em casa.