Casual

Paulinho da Viola e Gil em homenagem à AL no Carnegie Hall

Além dos brasileiros, o maestro venezuelano Gustavo Dudamel e a lenda do jazz cubano Chucho Valdés estão entre as atrações deste evento

Orquestra se apresenta no Carnegie Hall: o festival vai ser concluído com três concertos da Orquesta Sinfônica Simón Bolívar dirigida por Gustavo Dudamel (©AFP / Stan Honda)

Orquestra se apresenta no Carnegie Hall: o festival vai ser concluído com três concertos da Orquesta Sinfônica Simón Bolívar dirigida por Gustavo Dudamel (©AFP / Stan Honda)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de outubro de 2012 às 16h20.

Nova York - Gilberto Gil, Paulinho da Viola e Arnaldo Antunes são algumas das estrelas de "Vozes da América Latina", festival de um mês de duração organizado em novembro no famoso Carnegie Hall de Nova York com o objetivo de promover a rica cultura da região.

Além dos brasileiros, o maestro venezuelano Gustavo Dudamel e a lenda do jazz cubano Chucho Valdés estão entre as atrações deste evento que combina música, dança, cinema, fotografia, literatura e artes visuais.

"Dos irresistíveis ritmos do jazz afrocubano até a sofisticação do samba brasileiro, da intensa paixão das rancheras mexicanas à alegria contagiante do movimento de ação social venezuelano El Sistema, a cultura latino-americana capturou a atenção do mundo", afirmam os organizadores.

"Vozes da América Latina" terá início no dia 8 de novembro com um show de Gilberto Gil, centrado no forró, que também será representado pelo grupo "Cordestinos".

O sambista Paulinho da Viola e o compositor e cantor Arnaldo Antunes são outros nomes brasileiros que se apresentarão no Carnegie Hall, inaugurado em 1891 pelo russo Pyotr Tchaikovsky e que é, junto com o Metropolitan Opera, uma das salas de concertos de maior prestígio de Nova York.

No programa de mais de 70 atividades, que também acontecerão em diferentes locais de Nova York, figura também o escritor peruano e Nobel de Literatura Mario Vargas Llosa, que falará de seu romance "O sonho do celta" (2010), junto com a tradutora Edith Grossman.

O festival vai ser concluído com três concertos da Orquesta Sinfônica Simón Bolívar dirigida por Gustavo Dudamel, com um programa que anuncia obras como "Choros No. 10" de Heitor Villa-Lobos e "Cantata criolla" do venezuelano Antonio Estévez.

Acompanhe tudo sobre:Indústria da músicaArteMúsicaEntretenimentoMetrópoles globaisNova YorkMPB

Mais de Casual

É o fim do Labubu? Grifes de luxo apostam que não — e vão contra-atacar

Netflix terá 'Bridgerton', spinoff de 'Stranger Things' e mais em 2026; veja lista

Tripés e gelo: a proposta da The Simple Gym para reinventar a academia

Vinhos refrescantes para tomar no verão de 2026