Oscar Niemeyer: conheça casas desenhadas pelo arquiteto
Niemeyer faleceu nesta quarta-feira aos 104 anos e estava sedado devido a uma infecção respiratória
Da Redação
Publicado em 6 de dezembro de 2012 às 05h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h13.
Casa de Oscar Niemeyer na estrada das Canoas, desenhada em 1953. Observe que panos de vidro curvos deixam entrever a floresta e o oceano ao fundo. A piscina curvilínea dialoga com as curvas da cobertura de concreto. Uma grande rocha une a piscina, a sala de estar, a cobertura e a paisagem. Roberto Burle Marx assina o paisagismo.
Niemeyer desenhou esta casa para Edmundo Cavanelas, em 1954. A casa está situada em um pequeno vale e é rodeada por jardins também assinados por Burle Marx, que a inserem em um conjunto de formas orgânicas e retilíneas, atenuando intencionalmente o limite entre a natureza e artifício.
Esta casa foi desenhada para Carmen Baldo, em 1969 e fica em um exuberante terreno em declive na zona sul do Rio de Janeiro. Nesta imagem, a sala de estar e de jardim com pérgola.
Casa projetada para Carlos Miranda, em 1983, também no Rio de Janeiro. Um dos destaques desta residência é o terraço da piscina, onde, mais uma vez, predominam os traços curvilíneos, que também tem uma vista do mar. O terraço tem a vista do skyline de São Conrado, incluindo o Hotel Nacional, que também foi desenhado por Niemeyer em 1968.
Casa Oscar Niemeyer na Lagoa, projetada em 1942. As venezianas são originais, mas os cobogós em tijolo cerâmico foram colocados posteriormente.
Sala de estar da casa na Lagoa é um espaço onde se vê o mezanino em um extremo. A varanda envolve dois lados do cômodo, o que dá vista à lagoa e oferece ventilação.
Casa de Leonel Miranda, no Rio de Janeiro, planejada entre 1952-1955. Novamente, as áreas de estar foram inseridas em um volume geométrico. As sacadas são adornadas com painéis perfurados com concreto que deixam passar a brisa, além de serem úteis para proteger da luz solar.
Na mesma casa, a rampa leva à sala de estar, que também abre para a varanda frontal.
Única casa projetada por Niemeyer e construída nos Estados Unidos, foi feita para Anne e Joseph Strick e, 1964, em Santa Mônica, na Califórnia. A porta da frente tem acesso direto à sala de estar, fechada com vidro pelos dois lados.
Catetinho, projetado por Niemeyer em 1956, em Brasília. Foi projeta para o presidente Kubitschek ocupar até o término da construção do Palácio da Alvorada.
Construída em um terreno exuberante em declive na zona urbana do Rio de Janeiro, esta casa foi projetada para Carmen Baldo, em 1969.
Construída em um terreno exuberante em declive na zona urbana do Rio de Janeiro, esta casa foi projetada para Carmen Baldo, em 1969.
A cozinha chama a atenção pelo amarelo quente.
Casa de Ana Elisa Niemeyer, de 2005, em Jacarepaguá (RJ). O arquiteto projetou esta residência para sua neta. A sala de estar, com vidros nos dois lados, divide o jardim frontal de um pátio .
“Oscar Niemeyer: Casas”, de Alan Hess e Alan Weintraub, está sendo lançado no Brasil, pela Editoral Gustavo Gili, em 2012 e sai por R$ 149,00.