Os melhores filmes de 2014 segundo os críticos de cinema
“Boyhood – Da Infância à Juventude” é o longa-metragem que mais agradou a crítica, segundo lista do site Rotten Tomatoes
Da Redação
Publicado em 19 de fevereiro de 2015 às 13h52.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h50.
São Paulo – Qual é o melhor filme de 2014? Se depender dos críticos registrados no site de cinema Rotten Tomatoe s, o troféu do ano vai para “Boyhood - Da Infância à Juventude”. Em sua lista anual de longas-metragens mais bem avaliados, a produção dirigida por Richard Linklater foi a mais bem avaliada na categoria de grandes lançamentos (cuja estreia ocorreu em mais de 600 cinemas). “Boyhood” foi produzido ao longo de 12 anos, acompanhando o crescimento de um menino até o fim da adolescência. Essa inovação rendeu ao trabalho seis indicações ao Oscar e 46 prêmios. Mas a lista dos queridinhos da crítica não segue estritamente os destaques da maior premiação do cinema. “O Abutre”, por exemplo, figura no terceiro lugar na lista do Rotten Tomatoes, mas foi indicado apenas ao Oscar de melhor roteiro original. “Birdman”, grande favorito na disputa pelas estatuetas da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood e indicado em nove categorias, está no sétimo lugar no ranking do site especializado. “No limite do amanhã”, em 8º lugar na lista, sequer foi lembrado no Oscar. Nas imagens, você confere a lista completa dos melhores filmes do ano de 2014.
Produzido ao longo de 12 anos, o filme "Boyhood - Da Infância à Juventude" mostra o crescimento de um menino de seis anos até a juventude, com suas descobertas e dramas. O grande diferencial deste para outros longas-metragens do gênero é que o diretor Richard Linklater preferiu usar o mesmo elenco para mostrar tentar aproximar ao máximo o enredo da realidade.
O mundo das pecinhas Lego está ameaçado a ficar imutável, já que o malvado Sr. Negócios, o presidente do país, criou uma máquina para colar tudo, tornando impossível a mudança do sistema. E esperança para solucionar o problema é Emmet (Chris Pratt), o protagonista do filme “Uma Aventura Lego”, que estreia hoje nos cinemas. O problema é que o personagem é, na verdade, um Lego comum, não o salvador que todos pensam.
Estrelado por Jake Gyllenhaal, “O Abutre” mostra o ambicioso e frio Louis Bloom. Ao ter dificuldades para conseguir um emprego formal como repórter cinematográfico do jornalismo criminal, o jovem decide entrar no ramo como profissional independente. Para buscar o sucesso, ele tenta chegar às cenas de crimes bárbaros antes mesmo da polícia.
O filme conta a história de um gerente de hotel que se torna grande amigo de um jovem empregado. Juntos, eles passam por diversas confusões, incluindo o roubo de uma valiosa pintura.
A história dos “Guardiões da Galáxia” se passa no século XXXI e a equipe de heróis atua no espaço sideral protegendo planetas e galáxias contra ataques e guerras alienígenas. No filme, o piloto americano Peter Quill rouba um objeto desejado pelo alienígena da raça kree Ronan e sendo caçado pelo alien. O humano acaba se juntando a um grupo de alienígenas de raças diferentes: Groot, uma árvore humanóide, a sombria e perigosa Gamora, o texugo Rocket Racoon e o vingativo Drax, o Destruidor. Mas Quill descobre que a esfera roubada possui um poder capaz de mudar os rumos do universo, e logo o grupo deverá proteger o objeto para salvar o futuro da galáxia.
O enredo deste filme da franquia “X-men” mostra o futuro, em que poucos mutantes restaram, após serem dizimados por Bolívar Trask (Peter Dinklage). Para tentar reverter essa sina, os sobreviventes Charles Xavier (Patrick Stewart), Magneto (Ian McKellen), Tempestade (Halle Berry), Kitty Pryde (Ellen Page) e Wolverine (Hugh Jackman) enviam a consciência de Wolverine em uma viagem no tempo até os anos 70. Sua missão será encontrar Xavier (James McAvoy) e Magneto (Michael Fassbender) e convencê-los a mudar o destino dos mutantes.
O longa-metragem “Birdman” conta o drama de Riggan Thomson (Michael Keaton), que, no passado, fez grande sucesso no cinema ao interpretar o super-herói que dá nome ao filme, mas sua carreira começou a decair quando recusou fazer o quarto filme da franquia. Para voltar ao auge, ele decide, então, criar uma peça na Broadway, mas a tarefa não será tão simples quanto imagina.
O longa-metragem “No Limite do Amanhã” mostra como seria a realidade da Terra após uma invasão alienígena. Nessa situação, Bill Cage (Tom Cruise) precisa entrar para as forças armadas e ajudar a combater os inimigos, mas ele fica preso no tempo, no dia do confronto final, e passa a reviver a mesma data. À medida que morre e renasce, aprende novas formas e possibilidades de ajudar a humanidade nessa batalha.
O filme continua a saga de Planeta dos Macacos - A Origem (2011) e retoma a trajetória do macaco César (Andy Serkis)15 anos após a revolução animal ocorrida no primeiro longa. Desta vez, o animal deve enfrentar um grupo organizado de seres humanos sobreviventes liderados por Dreyfus (Gary Oldman), que planejam reconquistar o domínio do planeta. Entretanto, Malcoml (Jason Clarke) se torna amigo de César e deseja impedir que o confronto aconteça.
"Garota Exemplar" mostra o drama de Nick (Ben Affleck), cuja esposa desaparece no dia da festa de seu aniversário de casamento. Descontrolado, ele conta várias mentiras que o fazem se tornar o principal suspeito do fato. Enquanto isso, ele tenta encontrar meios de achar sua esposa e provar sua inocência.