Os melhores destinos para turistas brasileiros no exterior
Conheça o melhor país, a melhor cidade e a melhor praia entre outras campeãs internacionais escolhidas pelos leitores da revista Viagem e Turismo
Da Redação
Publicado em 11 de outubro de 2011 às 20h30.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h38.
Todo ano os internautas e leitores da Revista Viagem e Turismo, da editora Abril, elegem seus roteiros favoritos entre cidades, hotéis e serviços espalhados pelo mundo. Em sua décima edição, o Prêmio VT é uma radiografia das preferências dos viajantes em 25 categorias, das quais oito são internacionais. Se dólar em baixa, crédito em alta e aumento do poder de compra abarrotam as filas de embarque para o exterior, conheça as vencedoras estrangeiras antes de carimbar o passaporte.
Só no primeiro semestre do ano, mais de 500.000 brasileiros visitaram os Estados Unidos. Estimativas do Office of Travel and Tourism Industries, uma autarquia do departamento de Comércio norte-americano, apontam que até dezembro esse número deve chegar ao recorde de 1,2 milhão de turistas. Se confirmado, o fluxo será 35% maior que no passado. Para o turista brasileiro, o interesse na terra do Tio Sam é turbinado pelo dólar barato, reforçando as viagens para Nova York, Orlando e Miami, tradicionais destinos dos brazucas.
Catedrais, cafés, museus, Torre Eiffel e rio Sena fazem de Paris uma das capitais mais charmosas do mundo. Não por acaso, a cidade foi campeã da categoria nas dez edições do Prêmio VT. Com os brasileiros dispostos a esvaziar os bolsos no exterior, a França também irá receber boa parte dos nossos turistas internacionais. Em 2010, 1 milhão deles devem visitar o país. Quem quiser entrar na estatística e passar o natal com os franceses, ainda consegue encontrar pacotes de seis noites a preços que partem de 3.500 reais, já inclusa a parte aérea.
Os contos de fada permanecem a tônica do Walt Disney World. Mas o parque se atualizou e conta com atrações como o American Idol Experience, que simula a participação no reality show americano, e o Toy Story Mania, uma espécie de game gigante jogado ao vivo. Ao todo, o complexo tem quatro parques (Magic Kingdom, Epcot, Hollywood Studios e Animal Kingdom) e mais de vinte hotéis temáticos. Melhor parque estrangeiro desde a estreia do Prêmio VT, o Walt Disney World ajuda a fazer dos Estados Unidos o destino predileto dos brasileiros que partem rumo ao exterior. Para o fim deste ano, pacotes de 12 dias com passeios nos parques da Disney e da Universal Studios custam entre 5.700 e 6.500 reais.
Lagos, montanhas, céu azul e... neve. A cidade que costuma receber os brasileiros em sua primeira incursão no esqui abriga a maior estação da América do Sul. A Cerro Catedral conta com 50 pistas com um total de 120 quilômetros de extensão e 600 hectares de bosques. Mas Bariloche tem muito mais: além de um cenário grandioso (o maior de seus lagos comportaria três Buenos Aires), a cidade dispõe de uma excelente infraestrutura para abrigar os amantes do frio. As temperaturas negativas começam a aparecer em abril e o branco das montanhas perdura até outubro. Só neste inverno, 50.000 brasileiros passaram por lá. Em tempos: é possível encontrar pacotes de 4 dias na alta temporada por menos de 2.000 reais.
Repetindo o resultado do ano passado, a África do Sul caiu no gosto dos brasileiros e dessa vez colhe os louros da exposição que ganhou com a Copa do Mundo. Falar de turismo no país evoca, para muita gente, a imediata associação com os grandes santuários ecológicos e a busca pelos "big five", os maiores e mais ariscos bichos do reino animal. Mas os atributos da África do Sul vão além dos tradicionais safáris. Com praias, desertos e montanhas, é possível fazer um tour diverso no país gastando entre 7.500 e 10.000 reais em 9 dias de viagem.
Seguramente um dos principais destinos do México, o balneário é banhado pelo mar do Caribe e suas famosas águas azuis. Hotéis luxuosos, resorts e uma agitada vida noturna completam a lista de atrativos. Seja mergulhando no mar - com visibilidade de até 30 metros em dias perfeitos - ou fazendo compras em terra - nas famosas lojas da Luxury Avenue - quem vai para Cancún encontra luxo, conforto e, principalmente, paisagens de tirar o fôlego. Vale lembrar que com o dólar na casa de 1,70 reais, embarcar para o paradisíaco balneário mexicano empata, em gastos, com o valor de muitos pacotes para o nordeste brasileiro. Pela CVC, 6 noites em Cancún saem por 2.269 reais. Em contrapartida, sete noites no Beach Park, em Fortaleza, custam 2.588 reais.
A companhia que leva o troféu do Prêmio VT pela quarta vez consecutiva oferece a partir do dia 18 de novembro novos voos semanais entre os Estados Unidos e o Brasil. Os destaques ficam por conta da passagem diária e sem escalas entre o Rio e Nova York. Brasília-Miami e Rio-Dallas também integram a nova grade de rotas. Com essas operações, a American passa a oferecer 77 viagens semanais entre Brasil e Estados Unidos.
O navio de 70.000 toneladas fez sua primeira viagem em 1996. De lá para cá, ele ganhou o Atlântico Sul e consagrou-se na preferência dos viajantes brasileiros: essa é a sexta vez que o Splendour of the Seas ganha o prêmio de melhor navio de cruzeiro. Entre os atrativos do gigante, estão um solário com teto retrátil para piscina, campo de minigolfe, parede para escalada e noites temáticas. A capacidade é para 2.076 hóspedes com 902 cabines disponíveis. Nesta temporada, o Splendour vai fazer 19 roteiros diferentes, cortando o litoral do Sudeste (Santos, Ilhabela, Rio e Búzios), e a região da Prata com Buenos Aires, na Argentina, e Punta Del Este e Montevideo, no Uruguai. O pacote mais barato, de 4 noites em águas brasileiras, sai por 473 reais.